António Teixeira
Compositor
António Teixeira (Lisboa, 14 de maio de 1707 – 1774) foi um compositor português. Estudou em Roma de 1714 a 1728, e no dia 11 de junho do mesmo ano foi eleito Capelão-cantor da Sé de Lisboa.
Escreveu algumas cantatas festivas para membros da aristocracia e compôs música para óperas de António José da Silva: Guerras de Alecrim e Manjerona, As Variedades de Proteu, O Labirinto de Creta e O Precipício de Faetonte.
José Mazza afirmou ter composto sete óperas, que foram representadas com grandes marionetas, no Teatro do Bairro Alto em Lisboa entre 1733 e 1739. A sua obra mais importante é o sacro Te Deum. As suas obras sacras estão no Arquivo da Patriarcal (Sé de Lisboa).
OBRAS
- missas
- Miserere
- Lamentações do Profeta Jeremias
- Motetos
- Te Deum
- Óperas
O Te Deum de António Teixeira é uma das jóias da literatura musical portuguesa do século XVIII. Revelada ao mundo da música pela gravação de 1991 dos The Sixteen, a oratória foi estreada em Lisboa, provavelmente no último dia do ano de 1734, seguindo a tradição de se cantar um Te Deum como acção de graças pelas dádivas divinas do ano que terminou. (Casa da Música)