Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Salgado

Baixo barítono

Nascido no Porto, o baixo barítono António Salgado terminou os estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, sob a orientação de Fernanda Correia, ao mesmo tempo que se licenciava em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Depois de um ano de pós-graduação na interpretação e estilo da música vocal barroca, em Amsterdão, sob a orientação de Max von Egmond, recebeu uma bolsa de estudos do governo austríaco para prosseguir com a sua formação vocal em Salzburgo, no Mozarteum – Universität fur Musik und Darstellende Kunst – sob a orientação de Wilma Lipp e Paul von Schilhawsky, onde realizou Mestrado em “Lied e Oratória”, com dissertação na obra de Lied de Franz Schubert, intitulada da “Da Mitologia”.

Como bolseiro da secretaria de Estado da Cultura, frequentou ainda uma pós-graduação em performance cénica no Estúdio de Ópera do Mozarteum, sob a orientação de Robert Pflanzl. É, ainda, Doutorado em Canto (Performance Studies), pela Universidade de Sheffield.

Os seus principais professores foram Fernanda Correia, Max von Egmond, Wilma Lipp, Paul von Schilhawsky, Robert Pflanzl, Sena Jurinac, Sesto Bruscantini, Nicolaus Harnoncourt, C. Herzog, C. Prestel, W. Parker, Mário Mateus, Fernando Lopes Graça e Luis de Pablo.

É, desde 1993, Professor de Estudos Vocais – Canto – no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde fundou, em 1997, o Estúdio de Ópera desta Universidade, e da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A sua careira como cantor desenvolve-se paralelamente nas áreas do “Lied”, da Oratória e da Ópera onde constam do seu currículo alguns dos papéis mais relevantes para baixo-barítono. Tem sido chamado a actuar em Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha, Noruega, Inglaterra e Brasil. Do seu currículo constam ainda várias gravações em CD e várias publicações em revistas de pedagogia, psicologia e educação musical e vocal. É regularmente chamado a leccionar cursos de canto em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Brasil e Áustria.

2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook