pianista António Oliveira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Oliveira

Piano

António Oliveira nasceu no Porto. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos de idade na Academia de Música de Vilar do Paraíso onde concluiu o curso complementar de piano em 1995 na classe de Teresa Monteiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos lectivos 1993/94 e 1994/95. Em 1994 foi seleccionado para o Estágio da Orquestra Sinfónica das Escolas de Música Portuguesas realizado em Portalegre onde trabalhou com João Paulo Santos.

Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música do Porto onde concluiu o Bacharelato em 1999 na classe de Sofia Lourenço. No ano lectivo 1998/99 estudou durante o semestre de Inverno na Hochschule der Kunst, Berlin, na classe de Laszlo Simon ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus.

Participou em cursos de aperfeiçoamento musical em Portugal, Espanha, França, Finlândia, Alemanha e Estados Unidos da América com os professores Helena Sá e Costa, Sofia Lourenço, Jaime Mota, Pedro Burmester, Florence Millet, Tânia Achot, Vitalij Margulis, Laszlo Simon, Jun Kano, Mikail Pethukov, Peter Eicher, Boaz Sharon, Carla Giudici, Laurent Cabasso, Luiz de Moura Castro. Em 1999 obteve uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina.

Em 1999 ingressou na The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, EUA, na classe do professor Luiz de Moura Castro onde concluiu o “Master of Music” em Maio de 2001. Nesta escola foi finalista do concurso “Emerson String Quartet Competition”.

Em 2001 foi pianista acompanhador na The Hartt School. Leccionou nos Nutmeg Conservatory for the Arts, Torrington, EUA, e na Community School for the Arts da University of Connecticut, Storrs, EUA. Tem tocado regularmente em diversas salas do país em recitais a solo bem como em recitais de música de câmara. Apresentou-se com a Orquestra Clássica da Madeira sob a direcção do Maestro Rui Massena.

No ano lectivo 2002/2003, leccionou na Academia de Música de Vilar do Paraíso. É desde o ano lectivo 2002/2003 professor de piano no Conservatório de Música do Porto, onde ingressou por Concurso Público. É pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto.

Concluiu o doutoramento em 2019.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook