António Luís Silva

Compositor . Pianista . Improvisador

Pianista, compositor e improvisador português, António Luís Silva foi premiado em diversos concursos internacionais e nacionais, destacando-se os primeiros prémios no Concurso Internacional Cidade do Fundão, no Concurso de Interpretação Frederico de Freitas e no Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho, e ainda o segundo prémio no Concurso Internacional Santa Cecília.

Estreou-se em 2017 a tocar a solo com orquestra, interpretando o 1º Concerto de Rachmaninoff, com a orquestra Filarmonia das Beiras.

A solo realizou diversos recitais em Portugal, Espanha e França, actuando em diferentes palcos de importantes casas de espetáculo, como o CCB, Casa da Música, Centro Cultural de Cascais, Teatro Aveirense, Museu Tavares Proença e Sala dos Espelhos no Palácio Foz.

Realizou também concertos transmitidos em direto e em diferido pela estação de rádio Antena 2.

Em 2019 formou juntamente com Tiago Nunes o H4NDS Duo, um duo de piano a 4 mãos que tem gozado de enorme sucesso, gravando um CD em 2020, e participando em diversos festivais, como o Festival de Música de Mafra, Festival de piano do Algarve, Festival Internacional dos Açores, entre outros.

Foi orientado por professores de renome, entre eles Carla Seixas, Jill Lawson e Álvaro Teixeira Lopes, e realizou classes de alto aperfeiçoamento com conceituados pianistas como Caio Pagano, Jeffrey Swan, Theodore Paraskivesko e Pedro Burmester.

Em 2010 terminou com a máxima distinção o curso de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional.

Licenciou-se em Música na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Artes Aplicadas, e concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2016, na Universidade de Aveiro, sempre com as mais altas classificações.

Enquanto pianista, António Luís Silva destaca-se ao apresentar regularmente em concerto um programa exótico que inclui obras oriundas de todo o mundo, especialmente da Ásia Oriental e Central, América Latina e África.

Bio publicada na Meloteca a 21 de julho de 2022