Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Jorge Gonçalves

Guitarra

António Jorge Gonçalves iniciou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Geral de Guitarra na Classe de Piñeiro Nagy.

Entre 1981 e 1984 foi professor de Guitarra nessa instituição.

Em 1984 prosseguiu os estudos na Bélgica, no Conservatório Real de Bruxelas, onde obteve no mesmo ano o Primeiro Prémio de Guitarra. No ano seguinte, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, continuou os estudos no referido Conservatório, onde obteria o 1º Prémio de Música de Câmara e o Diploma Superior de Guitarra, ambos com distinção.

Paralelamente, frequentou classes de aperfeiçoamento de Guitarra em Budapeste, Utrecht e Roterdão com David Russel; na Bélgica, em Alden-Bisen com Raphaella Smits; no Estoril com Alberto Ponce; em Colónia com Hubert Käppel e em particular com Odair Assad.

Apresentou diversas primeiras audições de autores contemporâneos, nomeadamente no Festival de Música do Estoril.

Tem realizado gravações para a Antena 2, RDP1 e Rádio Televisão Belga.
Em 1992, grava o seu primeiro CD intitulado “XX Century Guitar Music” e em 2005 grava em Duo com Ana Guerreiro o CD “Viena Portrait by Carulli” com obras de Haydn, Moazart, Beethoven e Carruli interpretadas em instrumentos da época.

Mais recentemente tem dedicado especial atenção ao repertório de Câmara do séc. XIX tendo-se apresentado em duo com Cremilde Rosado Fernandes (Piano-forte) e com Ana Guerreiro (Guitarra Clássico-Romantica)
É regularmente convidado a participar em Festivais Internacionais de Guitarra, nomeadamente Santo Tirso, Aveiro, Oeiras, Sernancelhe, Marrocos e Ilhas Canárias.
Desde 1997, lecciona Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa.

Prossegue actualmente estudos de pós graduação na Universidade de Aveiro.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook