António Esteireiro, órgão

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Esteireiro

Órgão

Natural de Lisboa, António Manuel Esteireiro iniciou os estudos musicais com o pianista Emílio Lopes, na Academia de Música da Liga dos Amigos de Queluz. Com João Vaz e Rosa Amorim começa o seu interesse e motivação pelo estudo do órgão de tubos.

Após a conclusão do 1.° Curso Nacional de Música Sacra, em 1994, foi convidado a prosseguir os estudos naquela área na Academia de Música Sacra e Educação Musical (Fachakademie für katholic Kirchenmusik und Musikerziehung), em Regensburg, Alemanha. Admitido na classe de Órgão de Franz Josef Stoiber, organista da Catedral de Regensburg, obteve, sob a sua orientação, o diploma de Música Sacra em Regensburg e a licenciatura pedagógica em Órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Munique. Tais estudos só foram possíveis com o apoio da Diocese de Regensburg e da Fundação Geiselberg de Munique. Frequentou posteriormente, na Escola Superior de Música de Bremen, o curso de mestrado em Órgão de Concerto com Hans-Ola Ericsson.

Obteve, em Junho de 1996, o 2.° prémio no Concurso Nacional para Organistas (Porto), e em Dezembro de 1997 o 1.° prémio do Concurso Nacional para Jovens Organistas (Leiria). Tem realizado concertos como solista em várias cidades, tais como Lisboa, Porto, Leiria, Beja, Munique, Regensburg, Colónia, Würzburg, Aschaffenburg, Wiesbaden, Speyer, Metz, Bremen e São Paulo (VII Festival Internacional “São Bento” de Órgão), entre outras. Para além da sua actividade como solista, tem dedicado particular interesse à música de câmara com órgão, tendo actuado nesse âmbito no IV Festival Internacional de Órgão de Lisboa e no Festival Internacional de Órgão de Mafra.

A música contemporânea é outro dos pontos fortes do seu repertório, colaborando regularmente com diversos compositores na edição e execução das suas obras. O estudo e a interpretação da obra de Olivier Messiaen tem sido uma constante na sua actividade de concertista e pedagogo. António Esteireiro lecciona actualmente no Conservatório de Música “Calouste Gulbenkian” de Aveiro e no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook