Antero Ávila

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Antero Ávila

Composição

Antero Orlando Pereira Ávila é natural da Ilha do Pico, onde nasceu a 24 de Junho de 1973. Os seus primeiros contactos com as notas musicais foram feitos com seu tio Custódio Garcia, ainda antes de aprender a ler e escrever. Já com a idade de 7 anos, teve aulas particulares de piano com Josefina Canto e Castro. Aos 14 anos, assumiu a direcção artística da Filarmónica União Artista de S. Roque do Pico.

Ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Jorge Peixinho e Álvaro Salazar. Entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa e completou a licenciatura em Composição. Foi aluno de Carlos Caires, Sérgio Azevedo, Cristopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, António de Sousa Dias, entre outros. Enquanto estudante, teve ocasião de ouvir tocadas algumas das suas obras em Lisboa e no Porto.

Voltou depois à Terceira onde fixou residência e é professor de Análise e Técnicas de Composição e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Tem integrado diversos agrupamentos como instrumentista de tuba e baixo eléctrico.

Actualmente, divide a sua actividade docente com a actividade de compositor, maestro e instrumentista. Nesta sequência, tem escrito várias obras para Coro e Orquestra, Música de Câmara e para Banda Sinfónica.

[ Publicada na Meloteca a 08 de março de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook