Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ângelo Caleira

Trompa

Ângelo Caleira iniciou os estudos musicais em Palmela na Sociedade Filarmónica Humanitária. Em 1993 ingressou no Conservatório Regional de Música de Setúbal onde concluiu o 2º grau sob a orientação de Adácio Pestana.

Em 1995 ingressa na Escola Profissional de Música de Almada onde estudou com Paulo Guerreiro.

Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu a Licenciatura sob a orientação de Jonathan Luxton. Como formação complementar, realizou alguns cursos e classes de aperfeiçoamento com Phill Meyers (1ª Trompa da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque) e Rodovan Vlatrovich (professor de trompa na Escola Rainha Sofia em Madrid e solista internacional).

Tem colaborado em várias orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, da Fundação Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, Sinfonietta de Lisboa e Filarmonia das Beiras. Em 2000 participou no Festival de Jazz da Fundação Gulbenkian, integrando a Orquestra do Hot Club.

Participou em vários programas de televisão como o Herman 99 e o Festival da Canção.

Em 2002 participou no estágio do Erasmus Brass Ensemble em Utrecht onde trabalhou com o professor Michel Becket. Desde 1998, tem leccionado em vários cursos de metais.

Gravou vários cd’s com os Gift, Marina Mota, um grupo de música contemporânea de Carlos Marecos (ópera “O Fim”) e vários grupos de música de câmara.

Actualmente toca em vários agrupamentos de Música de Câmara, é solista da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, é professor de trompa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e no Conservatório de Caldas da Rainha.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook