Bio+
Ângela Lopes
Composição
Ângela Lopes é natural do concelho de Ovar. Em 1995, completou o Curso de Piano na Academia de Música de Santa Maria da Feira.
Em 1994, ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, onde conclui o Bacharelato (1997) e o Curso de Estudos Superiores Especializados/Licenciatura em Composição (2000) na classe do compositor Cândido Lima.
Durante e após o Curso de Estudos Superiores Especializados, colaborou em vários projectos, alguns dos quais direccionados especificamente para a música electroacústica, como a sua participação no Festival Internacional de Electroacústica – ”Música Viva” 2000 e 2001.
É membro (2000-2001) do grupo MC47 – grupo de música mista, com direcção de Virgílio Melo. Colabora igualmente com o Grupo Música Nova, com direcção de Cândido Lima. Escreve para formações diversas, instrumentais e/ou vocais, e ainda música electroacústica e música para audiovisuais e/ou multimédia.
Tem algumas obras apresentadas em público em concertos como ”Jovens Compositores – Novos Músicos – Novos Olhares” ou ”Recital de Clarinete e Piano – Compositores Portugueses e Franceses do Século XX”.
Frequentou vários seminários, cursos de aperfeiçoamento, seminários-conferências e cursos, com Cândido Lima, Ken Valinsky, Virgílio Melo, Paul Mèfano, Filipe Pires e António de Sousa Dias. Colabora com o Teatro Pé de Vento na composição musical da peça “O poço” de Manuel António Pina.