compositora Ângela da Ponte

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ângela da Ponte

Composição

Doutorada pela Universidade de Birmingham (Reino Unido) e Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, Ângela da Ponte vive atualmente no Porto onde desenvolve as atividades de compositora, colaboradora na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e docente no Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Em 2011 foi Jovem Compositora Residente na Casa da Música onde escreveu para a Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble e Nuno Simões (vencedor do Prémio Jovens Músicos 2010, percussão).

Em Março de 2014 colaborou com a Orchestre National d’Île de France e o Choeur Régional Vittoria d’Île de France, resultado de uma encomenda da orquestra para compor um acompanhamento orquestral da obra a cappella: Psaume 92 D953 de Schubert. Nesse mesmo ano foi convidada pela própria orquestra para ser membro do júri no concurso de composição Île de créations.

Para além do trabalho desenvolvido na residência em 2011 na Casa da Música, a sua música tem sido tocada em Portugal por agrupamentos como Sond’Ar-te Electric Ensemble, Perfoma Ensemble, Orquestra Jovens Músicos, grupos integrantes do Harmos Festival, entre outros. No Reino Unido com o BEAST (Birmingham ElectroAcoustic Studio Theatre), México (Festival Visiones Sonoras 2016), Polónia (Audiokineza), Colômbia, Espanha e E.U.A (Oregon Symphony). Em Agosto de 2017 recebeu uma Menção Honrosa na 1ª Edição do Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto (categoria de vozes brancas) com a obra “Cão”, sobre um poema de Alexandre O’Neill.

[ Bio facultada por Ângela da Ponte e publicada na Meloteca a 20 de junho de 2019 ]