flautista Andreia Soares

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Andreia Soares

Flauta transversal

Natural de Vale de Cambra, Andreia Soares iniciou os estudos musicais aos sete anos, na Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra. Em 2001 ingressou na Academia de Música de Vale de Cambra e cinco anos mais tarde concluiu o 5º Grau em Flauta Transversal na classe de Teresa Paracana.

Já com o intuito de seguir Música, prosseguiu os estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e em 2009 terminou o Conservatório com a classificação final de 14 valores. Durante este período trabalhou com os professores José Abreu, Neuza Bettencourt, Cláudio Nolasco e Ana Maria Ribeiro. Paralelamente ao Conservatório frequentou o Ensino Secundário, Curso de Ciências Sociais e Humanas, na Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro e terminou o 12º ano com a classificação média final de 15 valores.

É licenciada em Música – Variante Instrumento – Flauta Transversal, pela Universidade do Minho, desde 2009. Durante a licenciatura teve como professor de instrumento, Gil Magalhães e terminou esta em 2012 com a classificação final de 16 valores. É mestre em Ensino de Música, desde 2016, pelo Instituto de Educação – Universidade do Minho, também com a média final de 16 valores, sendo que o Estágio Profissional – Prática de Ensino Supervisionada foi realizado na Academia de Música de São João da Madeira, sob a orientação de Sandra Camarinha.

Enquanto instrumentista integrou a Orquestra Académica da Universidade do Minho, a Orquestra Académica Portuguesa, colaborou com a Orquestra Profissional da Universidade do Minho, entre outras. Em 2011 participou no 12º Festival de La Crea Transeuropéennes, Rouen (França) e em 2012 integrou a Orquestra Sub-21 de Guimarães, durante as comemorações da Capital Europeia da Cultura. Trabalhou com maestros de referência, tais como Pedro Neves, Vítor Matos, Toby Hoffman, Jean-Marc Burfin, Gil Magalhães, Carlos Marques, André Granjo, entre outros.

Organizou, em 2011, o 1º Workshop de Flauta Transversal, na Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense.

No ano letivo 2014/2015 foi produtora do Serviço Educativo da Orquestra do Norte. Colaborou com as seguintes escolas: Escola de Música António Pinho; Escola Bicas Senhora da Hora – Associação Cultural; Colégio de Música de Fiães; CCL (Porto); O Pimpolho, Jardim de Infância e Academia de Música da Maia.

Leciona na escola JOBRA Educação; na Escola de Música Manuel Joaquim de Almeida; na Escola de Música da Banda União Musical Pessegueirense e leciona AEC de Música no Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

[ Publicado na Meloteca a 05 de junho de 2019 a partir do I Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão da Filarmónica Pampilhosense ]