André Teixeira, viola de fado

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Teixeira

Viola de fado

Nascido no Porto em 1976, André Teixeira iniciou muito jovem o seu percurso enquanto violista de fado. Aos treze anos de idade recebeu os ensinamentos mais básicos transmitidos pelo seu pai, Rolando Teixeira, e mais tarde por Mário Lopes, sendo contudo essencialmente um autodidata.

Desde cedo, com o seu pai, guitarrista, acompanhou os mais variados artistas da sua cidade, nas mais diversas ocasiões em que o fado estava presente. Na década de 90 passou pela Casa da Mariquinhas, o Pátio da Mariquinhas, o Restaurante Típico O Fado, o Mal Cozinhado e a Taberna de S. Jorge, na companhia de Samuel Paixão, Álvaro Martins, Eduardo Jorge e Samuel Cabral, entre outros.

Ao longo da sua vida académica manteve presença assídua em múltiplos espetáculos de fado da sua cidade bem como no resto do país e no estrangeiro, nomeadamente Rússia, Alemanha, França, Espanha e Índia.

Tem marcado presença em espetáculos com nomes como Lenita Gentil, António Rocha, Beatriz da Conceição, Ricardo Ribeiro, Miguel Capucho, Rodrigo Costa Félix, Maria Ana Bobone, Maria Amélia Proença, Anita Guerreiro, Maria da Fé, Lina Rodrigues e Cuca Roseta, ao lado de grandes figuras da guitarra portuguesa como José Fontes Rocha, Ricardo Rocha, Miguel Amaral, Samuel Cabral, Ângelo Freire, Pedro Amendoeira, Mário Pacheco, Guilherme Banza e Ricardo Parreira.

Atualmente apresenta-se em espetáculos de fado por todo o país.

2018

[ Músicos naturais do Porto ]
Partilhe
Share on facebook
Facebook