Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Madeira

Guitarra

André Madeira iniciou os estudos musicais com Américo Fernandes e o estudo da guitarra clássica com Ragner Tovar. Frequentou o Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, tendo como, professor, Miguel Lelis.

Ingressou depois no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro obtendo a licenciatura em Música com Paulo Vaz de Carvalho.

No ano 2000 ingressou na Hochschule für Musik Köln (Alemanha) prosseguindo estudos de guitarra e de música de câmara sob a orientação de Roberto Aussel obtendo o “Diplom Intrumentalausbildung” em 2005. Estudou também, durante cinco anos nesta escola música contemporânea com o pianista Paulo Álvares, integrando o “Ensemble für Improvisation und Aleatorische Musik der Hochschule für Musik Köln”, apresentando-se em vários países europeus.

Em 2005 continua estudos Pós-graduados com Odair Assad no Conservatoire Royal de Mons, École Supérieure des Arts (Bélgica), e posteriormente realiza o “Master en Guitare” com o mesmo guitarrista terminando com Distinção no ano de 2010. Obteve o título de mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.

André Madeira participou em cursos de guitarra com David Russell, Costas Cotsiolis, Roberto Aussel, Leo Brouwer, Eduardo Isaac, Robert Brightmore, Ricardo Gallen, Álvaro Pieri, Joaquin Clerch, Jozef Zsapka, Eduardo Baranzano, Carles Trepat, Pablo Marquez, e Paulo Álvares.

Durante o seu percurso artístico recebeu prémios em concursos internacionais de guitarra e realizou concertos em várias localidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, República de Montenegro, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Perú. Apresentou-se também em canais televisivos dentro e fora do seu país e realizou três concertos para a rádio Antena2.

André Madeira tem ministrado classes de aperfeiçoamento e tem sido Júri em vários Festivais Internacionais de Guitarra Clássica.

Pelo seu contributo à Guitarra Clássica, foi galardoado na sua região com o “Judeu de Ouro 2014” da ANATA e na Grécia com o “1st Honorable Award” do Volos Guitar Festival 2015.

Atualmente reside em Portugal sendo membro do “5G5C – Portugal Guitar Quintet” e docente no Conservatório de Música de Coimbra.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook