André Granjo, maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Granjo

Direção

André Granjo iniciou aos sete anos o estudo do Clarinete na escola da Banda Filarmónica da Mamarrosa. Concluiu depois a sua formação nos Conservatórios de Música de Aveiro e de Coimbra. É desde 1994 maestro da Orquestra de Câmara da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), altura em que iniciou o curso de Antropologia na U.C. e, em 1995, fundou a Big-Band Rags da TAUC.

Em 2005 terminou o Curso de Mestrado em Direcção de Orquestra, na variante de Orquestra de Sopros, na uid-Nederlandse Hoogeschool fur Muziek em Maastricht (Holanda), onde foi aluno do Maestro Jan Cober.

Apresentou-se já como maestro convidado em Espanha, França, Holanda, Inglaterra e EUA tendo dirigido grupos como a Orchestre des Jeunnes du Charantes (França), o Ensemble de Sopros do Royal Northern College of Music, a Banda Sinfónica da P.S.P, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, a Orquestra North Texas Wind Symphony.

Trabalha regularmente como orientador de estágios para jovens músicos tanto em Portugal como no estrangeiro.

Presentemente prepara o seu doutoramento na Universidade de Coimbra sob orientação dos professores José Maria Cardoso e Christopher Bochmann e desenvolve trabalho prático de direcção no Royal Northern College of Music, com a colaboração de Mark Heron e Clark Rundell, e com Eugene Migliaro Corporon na North Texas University, onde detém desde Março de 2009 um lugar de “Visiting Scholar” no departamento de Wind Music Studies.

É membro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e docente do Mestrado de Direcção de Orquestra de Sopros nos Institutos Piaget de Almada e Viseu.

Enquanto maestro da Banda da União Filarmónica do Troviscal, que dirige desde 2001, venceu já dois concursos internacionais: Melhor banda de Concerto no International Music Festival Purmerade 2002 (Holanda) e o 1º Prémio de bandas até 70 músicos no II Certamen Internacional de Bandes de Música Vila de La Sénia – 2008 (Espanha).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook