Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Fernandes

Guitarra

André Fernandes nasceu em Lisboa em 1996. Completou os estudos na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e em 1996 recebeu uma bolsa do conceituado Berklee College of Music, em Boston, EUA, que frequentou até se mudar para Nova Iorque. Recebeu o “Stephen Holland Award for Outstanding Musicianship”.

Entre as suas colaborações destacam-se Mário Laginha, Lee Konitz, Chris Cheek, Cyro Baptista, Perico Sambeat, Bernardo Moreira, Maria João, David Binney, Julian Argüelles, Eli Degibri, Bill McHenry, Pedro Moreira, Pete Rende, John Hollenbeck e Theo Bleckman, Alexi Tuomarila Quartet, Bernardo Moreira, Jorge Reis, Carlos Barretto, Akiko Pavolka, Jarmo Savolainen, Furio diCastri, Phil Markowitz e João Paulo Esteves da Silva, entre outros.

Toca regularmente nos principais festivais e salas europeias como membro do Lee Konitz New Nonet, Maria João e outros grupos.

Grava desde 2001 como líder para a sua própria editora Tone of a Pitch, tendo recentemente editado o novo álbum Imaginário. Foi eleito músico do ano de 2007 pelo jornal Público.

Colabora regularmente com a Orquestra Jazz de Matosinhos, com quem gravou o projecto Portology com Lee Konitz, dirigido por Ohad Talmor, e foi convidado para integrar o Lee Konitz New Nonet na Europa em 2006 e 2007.

Com Konitz e OJM actuou no Carnegie Hall em Nova Iorque em celebração do octagésimo aniversário do saxofonista, e com o seu noneto atua por toda a Europa.

O seu quarteto atual inclui o pianista Mário Laginha, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista Alexandre Frazão.

2013

[ Músicos naturais de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook