Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

André Fernandes

Guitarra

André Fernandes nasceu em Lisboa em 1996. Completou os estudos na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e em 1996 recebeu uma bolsa do conceituado Berklee College of Music, em Boston, EUA, que frequentou até se mudar para Nova Iorque. Recebeu o “Stephen Holland Award for Outstanding Musicianship”.

Entre as suas colaborações destacam-se Mário Laginha, Lee Konitz, Chris Cheek, Cyro Baptista, Perico Sambeat, Bernardo Moreira, Maria João, David Binney, Julian Argüelles, Eli Degibri, Bill McHenry, Pedro Moreira, Pete Rende, John Hollenbeck e Theo Bleckman, Alexi Tuomarila Quartet, Bernardo Moreira, Jorge Reis, Carlos Barretto, Akiko Pavolka, Jarmo Savolainen, Furio diCastri, Phil Markowitz e João Paulo Esteves da Silva, entre outros. Toca regularmente nos principais festivais e salas europeias como membro do Lee Konitz New Nonet, Maria João e outros grupos.

Grava desde 2001 como líder para a sua própria editora Tone of a Pitch, tendo recentemente editado o novo álbum Imaginário. Foi eleito músico do ano de 2007 pelo jornal Público.

Colabora regularmente com a Orquestra Jazz de Matosinhos, com quem gravou o projecto Portology com Lee Konitz, dirigido por Ohad Talmor, e é convidado para integrar o Lee Konitz New Nonet na Europa em 2006 e 2007. Com Konitz e OJM actua no Carnegie Hall em Nova Iorque em celebração do octagésimo aniversário do saxofonista, e com o seu noneto actua por toda a Europa.

O seu quarteto actual inclui o pianista Mário Laginha, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista Alexandre Frazão.

2013