Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Conde

Trombone

André Conde nasceu em Évora, cidade onde iniciou os estudos musicais aos cinco anos na Academia de Música Eborense. Estudou Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde concluiu os estudos secundários como aluno do Ensino Integrado.

Em 2006 é seleccionado para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo.

Em 2009 conclui a Licenciatura em Música – Trombone, na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Reinaldo Guerreiro.

Um ano antes (2008) é seleccionado, em concurso, para a Orquestra Gustav Mahler. Com esta orquestra participa em cinco digressões, por vários países europeus, tendo trabalhado sob a direcção de prestigiados maestros.

Em Setembro de 2009 foi admitido na Zürcher Hochschule der Künste (Universidade das Artes em Zurique) no Mestrado em Performance Orquestral, na classe de David Bruchez, então como bolseiro da Fundaçao Calouste Gulbenkian, formação que concluiu com distinção em 2011.

Durante o ano de 2010 colabora regularmente com a Tonhalle Orchester Zürich, ano em que, em concurso, entra para a Academia na Ópera de Zurique. Na temporada 2012/2013 integra a Orquestra da Ópera de Zurique na posição de Segundo Trombone e Assistente de Primeiro Trombone.

No ano de 2014 conclui o Mestrado em Performance Especializada – Solista, igualmente Universidade de Artes de Zurique e novamente na classe de David Bruchez. No âmbito desta formação é convidado para um Concerto a Solo com Orquestra na República Checa em Karlovy Vary. Como instrumentista tem ainda formação nas áreas de música antiga e contemporânea na Universidade de Artes de Zurique e em Jazz na Escola de Jazz do Hot Club Portugal e na Universidade de Artes de Zurique. Frequentou várias Masterclasses com diversos trombonistas internacionalmente reconhecidos, como Jacques Mauger, Jean Raffard, Dennis Wick, Charles Vernon, Zoltan Kiss, Jörgen van Rijen, David Taylor, Nitzan Haroz, Jay Friedman e Joseph Alessi.

Tem ainda integrado diversas orquestras nacionais e estrangeiras como trombonista convidado: Orquestra da Ópera de Zurique ; Malaysian Philharmonic Orchestra ; Tonhalle Orchester Zürich; Orquestra Gullbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa; Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música; Orquestra Sinfonietta de Lisboa; Orquestra Clássica do Sul; entre outras. Integrou a Orquestra Gulbenkian na temporada de 2015-2016 como Trombone – 1° Solista.

É actualmente Doutorando na Universidade de Évora no curso de Música e Musicologia – Especialidade Interpretação e docente de trombone no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, Conservatório da Metropolitana de Lisboa e Universidade de Évora.