Ana Telles

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Telles

Piano

Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tendo obtido o grau de Bachelor of Arts (Piano Performance) na Manhattan School of Music e o de Master of Musical Arts (Piano Performance) na New York University. Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner, Nina Svetlanova, Dmitry Paperno, Sequeira Costa e Alicia de Larrocha (Piano), Isidore Cohen e Sylvia Rosenberg (Música de Câmara), entre outros.

Obteve o diploma de estudos aprofundados em História da Música e Musicologia e doutorou-se na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França), em co-tutela com a Universidade de Évora, com uma tese subordinada ao tema: Luís de Freitas Branco (1890-1955): parcours biographique et esthétique à travers l’œuvre pour piano, sob a orientação de Danièle Pistone e Rui Nery, tendo obtido a classificação máxima.

Mantém intensa actividade concertística, nomeadamente nos domínios da música dos sécs. XX e XXI, tendo tocado como solista e integrada em grupos de música de câmara em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Polónia, Croácia, Cuba, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, EUA e Canadá. Apresentou-se em salas prestigiadas tais como a Salle Cortot (Paris), o Grande Auditório de Dijon (França), o Borden Auditorium (Nova Iorque), a Sophiensaele (Berlim), o Grande Auditório e o Pequeno Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Grande Auditório da Culturgest e o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, entre outras. Foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan, as Orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français, dos estudantes do Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e ainda com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

É Professora Auxiliar da Universidade de Évora, desenvolvendo investigação científica nos domínios da música dos sécs. XX e XXI, música portuguesa dos períodos moderno e contemporâneo e música para piano.

2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook