soprano Ana Sofia Vintena

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Sofia Vintena

Soprano

Ana Sofia Vintena iniciou o estudo do Canto com Liliana Coelho, no Conservatório de Música de Barcelos. Prosseguiu os estudos com a licenciatura em Música variante Canto e o mestrado em Ensino da Música, pela Universidade de Aveiro, tendo como professores Filipa Lã e António Salgado.

Realizando um percurso académico de excelência, recebeu vários prémios e distinções. Fez uma pós-graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e, mais tarde, continuou o seu aperfeiçoamento técnico com as sopranos Dora rodrigues e Elisabete Matos no Minho International Vocal Studio.

Na sua carreira a solo, interpretou o Messias de G. F. Händel, o Magnificat de J. Rutter e o Stabat Mater de G.B. Pergolesi com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana e o coro Viana Vocale, sob a direção de Javier Viceiro.

Em ópera, representou Rowan na versão portuguesa de Let’s Make an Opera de B. Britten, com a Orquestra das Beiras, sob a direção de António Vassalo Lourenço. Foi Conception em L’heure espagnole de M. Ravel com a Orquestra Sinfónica da Esmae sob direção de António Saiote e Bruno Martins; e a Ama na adaptação para ópera do Auto da Índia de Gil Vicente, pelos alunos de composição da ESMAE, com o Ensemble I&D sob direção de Bruno Martins.

Foi selecionada para vários cursos internacionais, na Inglaterra e Alemanha, e teve oportunidade de trabalhar com vários cantores de renome tais como com Håkan Hagegård, Susan Waters, Stephen Robertson e Tai-Li Chu.

Atualmente faz parte do Coro de Câmara de Barcelos e é professora de Canto do Ensino Especializado de Música na Academia de Música de Viatodos e na Escola de Música de Esposende.

[ Bio facultada por Ana Sofia Vintena e publicada a 05 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook