Ana Sofia Sousa, violetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Sofia Sousa

Violeta

Ana Sofia Sousa iniciou os estudos na Academia de Música de Paços de Brandão (2007), na classe de Viola d’Arco de Susana Cordeiro e mais tarde com António Pereira, terminando o 8º grau no Curso Complementar de Música em Ensino Articulado (2013).

Participou em variadas classes de alto aperfeiçoamento com os professores Ana Bela Chaves, Ruth Killius, António Pereira, John Thorne, Olga Prats Leo de Neve, Isabela Villanueva, Pedro Muñoz, Aida Carmen Sonae, António Figueiredo, Peter Stark, David Lloyd, Joana Pereira, Hugo Diogo, Luís Norberto, etc.

No seu percurso, trabalhou com diversas orquestras, como a Orquestra Sinfónica da ESART Castelo Branco, Orquestra Nacional de Jovens, OCPzero/JOP, II Estágio Gulbenkian para Orquestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Art’Ensemble, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica de Espinho, entre outras, tendo já colaborado com maestros como Ernst Shelle, Pedro Neves, Joana Carneiro, Jean Sébastien Béreau, Pedro Carneiro, Alberto Roque, Rui Massena, Luís de Carvalho, Jan Wierzba, Vasco Pearce de Azevedo, Osvaldo Ferreira, José Gomes etc.

Ganhou o 3º Prémio ex-aequo na categoria C (2012) e o 1º Prémio na Categoria A (2015) ambos no Concurso Nacional ‘’Paços’ Premium’’, realizado na Academia de Música de Paços de Brandão.

Foi admitida na Penderecki Music: Academy Westphalia 2015, no Aurora Autumn festival & Masterclass 2018 e selecionada para a semifinal do Prémio Jovens Músicos nas edições de 2015 e 2018.

Em 2016, terminou a Licenciatura em Música – Variante Instrumento pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco orientada pelo professor António Pereira e termina em 2018 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Atualmente, frequenta o Mestrado em Performance no Conservatório Real de Antuérpia (Bélgica), orientada pelo professor Leo de Neve e é bolseira da GDA (Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes e Executantes, CRL).

É Instrumentista Suplente da Orquestra Gulbenkian, e membro e da The World Orchestra (Orquestra Mundial).

03 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook