Ana Sacramento

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Sacramento

Soprano

Ana Sacramento nasceu em Lisboa, onde efectuou a sua formação artística em Música, Dança e Teatro.

É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. É docente na Escola Superior de Artes e Design desde Março de 2005 (Oficina de Voz I, II e III, Laboratório de Animação Aplicada II (Música), Gestão Cultural II), e efectua um Doutoramento em Música (Canto – Técnica Vocal), na Universidade de Aveiro.

Cantou no Coro Gulbenkian e no Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, tendo participado em óperas, concertos, digressões e gravações.

Foi solista do Vox Ensemble, de Rodrigo Leão, tendo gravado os CD “Mysterium” e “Theatrum”, e efectuado concertos em Portugal, Espanha, Brasil e Bélgica.

Colaborou pontualmente com o grupo de rock alternativo “Mão Morta” em gravações, concertos e no video-clip “Chabala”.

Colaborou na preparação vocal dos actores para a peça “O Céu de Sacadura”, no Teatro D. Maria II.

Efectua regularmente recitais a solo com o maestro Afonso Malão.

Integrou o elenco residente do ciclo Grandes Mestres do Musical Americano, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, entre Janeiro e Maio de 2003.

Foi cantora no musical IN LOVE, de Alexandre Honrado e Zé da Ponte, na Fábrica do Inglês em Silves, em Agosto de 2003.

Foi responsável pela Direcção Musical e Vocal do musical “Romeu e Julieta – Uma História de Gatos”, para o Teatro Infantil de Lisboa – Teatro Maria Matos, entre Novembro de 2003 e Maio de 2004.

Foi cantora e actriz na peça “O Homem Absurdo” de Alexandre Lyra Leite, para a Inestética Companhia Teatral entre Fevereiro e Abril de 2005.

Colabora com o Ensemble JER como soprano convidada desde Julho de 2006, no espectáculo “Cozido à Portuguesa”, com obras de compositores portugueses. Espectáculo apresentado em Sines, no Festival “Escrita na Paisagem” e em Lisboa, no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II. Participou na gravação para CD dos temas “Puestos Estan Frente a Frente” (Miguel Andrade, 1629) e “Missa Philippina” (Frei Manuel Cardoso, c.1566-1650), em Setembro de 2006.

Colaborou na gravação de um tema do CD “Placeta 7”, do guitarrista Carlos Zárate, em Julho de 2006, em Granada (Espanha).

Fez a locução do João, para o livro infantil interactivo “João e a Rainha da Noite” de Patrícia Santos Ferreira, com ilustrações de Rui Veiga.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook