Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Raquel Azeiteiro

Clarinete

Ana Raquel Azeiteiro concluiu em 2015 a Licenciatura em Música, variante de Formação Musical da ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no qual já trabalhou em classe de coro com os maestros Francisco Rodilha, João Paulo Santos, Virgílio Caseiro e Yara Gutkin.

Iniciou a sua vida musical aos 7 anos quando ingressou na Filarmónica Ressurreição de Mira onde aprendeu clarinete. Permaneceu no corpo artístico desta banda até ao ano de 2012, na qual também lecionou Clarinete e Formação Musical e Classe de Conjunto. Aos 13 anos começou a estudar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, obtendo o 5º grau de Clarinete, trabalhando com os professores Arménio Pinto, António Rosa e Tiago Abrantes.

Participou também em classes de aperfeiçoamento de Clarinete com os professores Nelson Aguiar, Nuno Pinto e Carlos Alves. Durante estes anos participou em diversas audições a solo e ainda participou em concertos de coros, nomeadamente o concerto dos 1001 Músicos no CCB em 2008 e um concerto com a OJ – 2008 na Casa da Música do Porto.

Em 2012 terminou o 7º grau do Curso Suplementar de Formação Musical no Conservatório de Música de Coimbra.

Foi responsável pelo Grupo de Jovens em Mira, nomeadamente pela preparação de cânticos para casamentos e eucaristias entre o ano de 2009 a 2014. Em 2011 criou o Grupo Coral Infantil da Associação Cultural e Desportiva da Lentisqueira, onde se manteve como Diretora Pedagógica e Artística até ao ano de 2014.

Ingressou na União Músicos de Mira no ano de 2013 como 1º Clarinetista, sob direção da Maestrina Joana Costa, onde se encontra atualmente como membro do corpo artístico e professora de Formação Musical, Clarinete, Classe de Conjunto e Aulas de Berço.

Atualmente também se encontra a desenvolver um novo projeto coral “Coro Legatto” exercendo as funções de Diretora Artística.
Formações Adicionais:
“3º estágio de Orquestra de Sopros do Piaget”, sob orientação do Maestro André Granjo, em 2007;
“1º Curso de Direção da Filarmónica Ressurreição de Mira”, participando na qualidade de Maestro Ouvinte, com o Professor António Saiote, em 2014;
“Novas Abordagens ao Ensino e Prática de canto”, ação de formação realizada pela UNAVE, orientada pela professora Filipa Lã, em 2015.