Ana Queirós

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Queirós

Piano

Ana Queirós nasceu a 1 de Fevereiro de 1979. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo, aos seis anos de idade, com Fátima Travanca e posteriormente com Luís Pipa.

Estudou com José Alexandre Reis no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde e com Pedro Burmester na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, concluindo em 1999 o Curso Superior de Piano.

No mesmo ano foi admitida na Manhattan School of Music em Nova Iorque, como bolseira do Centro Nacional de Cultura e dessa instituição, tendo tido oportunidade de contactar com alguns dos maiores nomes da actualidade musical mundial, concluindo em 2001 o “Master of Music” em “Piano Performance” na classe de Solomon Mikowsky.

Premiada em diversos concursos nacionais, é detentora do 3º Prémio do Concurso Maria Campina (1999) e dos 2º e 1º prémios do Concurso Juventude Musical Portuguesa, em 1992 e 1995.

Participou em classes de aperfeiçoamento com eminentes pianistas e pedagogos do panorama nacional e internacional, tais como Helena Costa, Miguel Henriques, Tania Achot, Tsiala Kverdnaze, Laszlo Simon, Pierre Reach, Luiz de Moura Castro, Aquilles delle Vigne, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov, bem como em cursos de Interpretação de Lied com Charles Spencer, em Portugal, Espanha e Alemanha.

Realiza concertos a solo e de música de câmara em Portugal, Espanha, Alemanha (Festival “Neckargemund Klavierwoche”), EUA e Brasil, tendo actuado como solista com a Orquestra Artave sob a direcção de António Soares e com a Orquestra da EPMVC, sob a direcção de António Saiote e Vasco Pearce de Azevedo. Gravou ao vivo para a Rádio Brasília.

Foi pianista acompanhadora do Círculo Portuense de Ópera em 2004. Exerce funções de pianista acompanhadora no Conservatório de Música do Porto, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e na Fundação Átrio da Música em Viana do Castelo.

Foi convidada pela California Arts Foundation para participar como pianista acompanhadora no 1st International Music Festival Portugal & U.S.A. realizado em Portugal em Agosto de 2002.

Paralelamente à actividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical. Apresenta-se regularmente em duo com a violinista Evandra Gonçalves.

Foi bolseira de Fundação Calouste Gulbenkian de 1989 a 1999.

30 Maio 2004

Partilhe
Share on Facebook
Facebook