Ana Paula Dutra, violinista, Açores

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Paula Dutra

Violino

Ana Paula Dutra Sousa, natural da ilha de São Miguel, destaca-se pela sua persistência, espírito de liderança e constante busca por novos desafios.

Após concluir o 8º grau de Violino com distinção no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo como mentor Amâncio Cabral, partiu para Lisboa iniciando a Licenciatura em Execução-Violino na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na classe da professora Ana Manzanilla.

Neste período importa frisar a experiência como solista e concertino da Orquestra da ESML, em música de Câmara com o Quarteto Chinski, selecionado para o Festival Internacional de Música de Câmara Harmos 2017 na cidade do Porto, apresentando-se em salas como Casa da Música e Museu Gulbenkian e a sua participação no Festival Ibérico de Badajoz edição 2017.

Em orquestra, durante a sua formação, foi membro efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil e participou em diversos Estágio Gulbenkian para Orquestra (EGO) dirigidos pela maestrina Joana Carneiro.

Devido ao seu empenho e bom aproveitamento recebeu a Bolsa de Mérito da Fundação Medeiros e Almeida, o que permitiu aprofundar os seus estudos no estrangeiro.

Assim sendo, em 2017 mudou-se para Bruxelas para frequentar o Mestrado em Música-Violino no prestigiado Real Conservatório de Bruxelas (Koninklijk Conservatorium Brussel) tendo sob orientação de Yossif Ivanov.

Nesta fase investiu em conhecimentos e investigação sobre Música Antiga, Música Contemporânea, Filosofia, bem como na prática violinística em orquestra, sendo selecionada para a Flanders Youth Orchestra e Musisktage 2019 na Alemanha, e em música de câmara, apresentando-se em diversas formações e estilos.

Teve contacto com diversos professores, tais como Philippe Graffin, Alissa Margulis, Eric Robberecht, Adrian Florescu, António Anjos, Gareguin Aroutiounian, Tatiana Samouil, Zofia Wóycicka, Irene Lima, Mariana Sirbu, Quarteto Zaide, Quarteto Prazak, entre outros.

Em termos profissionais, foi professora de Violino do Conservatório das Caldas da Rainha, Academia do Som e participou como Mentora em projetos da Orquestra Quadrivium.

De referir que colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e Sinfonieta de Ponta Delgada.

De regresso a Portugal, é docente no Conservatório D’Artes de Loures e frequenta o Mestrado em Ensino de Música na ESML, tendo como orientador Tiago Neto.

[ Bio facultada por Ana Paula Dutra, publicada na Meloteca a 19 de outubro de 2020 ]

[ Músicos naturais dos Açores ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook