Bio+
Ana Matos
Musicoterapia
Natural de Gondomar e residente em Vila Nova de Gaia, Ana Matos é licenciada em Psicologia e formadora desde 2005, pós-graduada em Musicoterapia desde 2008.
Não imagina a vida sem música.
Tudo começou aos 5 anos no piano do Avô, promotor do seu percurso musical sendo o piano o seu instrumento musical de eleição.
A licenciatura em Psicologia reforçou a crença de que cada ser Humano tem um enorme potencial a ser descoberto e estimulado. A música mostra que pode ser o veículo promotor desse potencial e bem-estar , conseguindo dar qualidade de vida ao ser humano.
Com conclusão da pós-graduação em 2008 começa a trabalhar a música na vertente terapêutica.
Realiza sessões de Musicoterapia, sendo o foco das suas intervenções as necessidades especiais e a população idosa.
Destaca no seu percurso o projecto do qual fez parte “De que som sou feito?” que levou sessões de Musicoterapia a escolas a crianças com necessidades educativas especiais.
Ainda em âmbito escolar, dinamizou durante 3 anos, sessões de Musicoterapia em escolas no 1º ciclo nos Centros de Apoio à Aprendizagem.
Durante o ano de 2024 percorreu o país com o projecto “Sons de Bem-Estar”, promovido pelo IPDJ, e assegurado pela “Sol sem Fronteiras”, realizando sessões de educação para a saúde pela música, em escolas, a jovens adolescentes.
Desde 2010 realiza workshops de Música e Musicoterapia, dirigidos a todos aqueles que querem adquirir conhecimentos e ferramentas nesta área.
É membro co-fundador da MUTE – Associação de Musicoterapeutas.
Em 2017 criou o projecto LáParaSi, onde dá a conhecer o percurso que tem desenvolvido ao trabalhar a música nas vertentes lúdica e terapêutica. O projeto tem diferentes parcerias por todo o país tendo como lema “estimular-capacitar-transformar”.
Lá Para Si
Lá Para Si
Lá Para Si aposta numa vertente formativa dinamizando diferentes workshops na área da Música e Musicoterapia. Os workshops são caracterizados por uma forte componente prática, experiencial e interactiva. São abertos a toda a população, não sendo necessário ter conhecimentos musicais. Alguns temas são pensados e direcionados para profissionais de áreas como reabilitação, gerontologia, educação, música e saúde.
A sua prática não habilita os participantes ao exercício da Musicoterapia.
O feedback dos participantes é muito positivo e inspira a continuar e ir mais além!
Dinamiza actualmente as seguintes temáticas:
– Introdução à Musicoterapia: conhecer, experienciar.
– Musicoterapia com Idosos: estimular pela música
– Necessidades especiais: respostas musicais.
– Musicoterapia para músicos: sentir a música.
A duração dos workshops varia entre 5 a 8 horas.
Os participantes recebem todo o material teórico transmitido, bem como suporte áudio, sugestão bibliográfica e certificado de presença.
Ana Matos