flautista Ana Maria Pinho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Maria Pinho

Flauta transversal

Ana Maria Pinho iniciou os estudos musicais aos 11 anos na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Música e Mestrado em Música, na classe da flautista e docente Angelina Rodrigues, tendo terminado com elevada classificação.

Ao longo da sua aprendizagem de técnica e interpretação musical, teve
já a oportunidade de trabalhar com os professores: Angelina Rodrigues, Jorge Correia, Ana Maria Ribeiro, Mónica Streitová, Vicens Prats, Jorge Carievschi, Phillippe Bernold, Davide Formisano, Jürgen Franz, Mario Caroli, Paolo
Taballione, Sophie Cherrier, entre outros.

Em Música de Câmara com: Nélson Alves, Aldo Salvetti, Luís Carvalho, Rui Pinho, António Chagas Rosa, Aliaksandr Znachonak e Jean- Michel Garetti.

Atuou sob direcção dos maestros: Jean Sébastien Béreau, Cristoph König, Cesário Costa, António Saiote, Paulo Martins, Luís Carvalho, Alessandro Murzi, Jean Marc Burfin, Ernst Schelle, André Granjo, Teodoro Aparício Barbéran, Hélder Tavares, Arnaldo Costa, Hugo Oliveira, Bruno Costa, José Rafael Pascoal Vilaplana, Pedro Neves, António Vassalo Lourenço, entre outros.

Foi premiada no Prémio Jovens Músicos – Nível Médio (3º Prémio), Concurso Terras de La Salette, Escalão B do (2º Prémio), Concurso Nacional de Flauta do Conservatório C. Gulbenkian de Aveiro, Categoria Taffanel (3º Prémio), Concurso de Interpretação Frederico de Freitas (2º Prémio) e Concurso Internacional Terras de La Sallete, Categoria Sénior (3º Prémio).

Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Orquestra de Sopros do DeCA e Orquestra de Cordas do DeCA (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro).

Ana Maria Pinho lecionou na Academia de Artes de Chaves, na Academia de Música de Espinho e na Escola Profissional da Serra da Estrela.

Frequentou a Universidade de Aveiro na Licenciatura em Música- Performance e no Mestrado em Ensino de Música- Flauta Transversal, tendo concluído a área de especialização com a classificação máxima.

Frequenta o Programa doutoral em Música, na Universidade de Aveiro, na classe da docente Angelina Rodrigues, sendo orientada na sua investigação por Jorge Salgado Correia.

Leciona na Universidade de Aveiro Flauta Transversal e Literatura e Técnica Instrumental e Música de Câmara.

[ Bio facultada por Ana Maria Pinho e publicada na Meloteca a 18 de outubro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook