Ana Monteiro, violoncelista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Mafalda Monteiro

Violoncelo

Ana Mafalda Monteiro exerce uma atividade regular como violoncelista em vários grupos de música de câmara e a solo (e.g. Lumennis Trio, premiado no Prémio Jovens Músicos, 2018).

É violoncelista na Orquestra Filarmónica Portuguesa, professora de Violoncelo na Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola de Música de Leça da Palmeira, violoncelista do Lumennis Trio (João Casimiro Almeida – piano, e Diana Sampaio – clarinete), e do quarteto de cordas do compositor e pianista português Zé Tó Lemos.

Ana Monteiro tem vindo a apresentar-se em festivais tais como Harmos Festival (Porto), InSpiritum Festival (onde participou com o Quarteto Rosário), I Solisti del Vento (Bélgica), Musical Summer (Espanha), Internationale Masterclass Apeldoorn (Holanda).

​Teve a oportunidade de trabalhar com vários violoncelistas internacionais, como Raphael Wallfisch, Justus Grimm, Nadège Rochat, Mats Lidstrom, Gary Hoffman, Romain Garioud, Paulo Gaio Lima, Marco Pereira e Elisabeth Wilson.

Participou como membro estagiário no Remix Ensemble Casa da Música e na Orquestra Sinfónica Casa da Música.

Foi laureada no Concurso Internacional Marília Rocha, no Prémio Internacional S. Cecília, no Prémio Jovens Músicos (Portugal), no Concurso Vasco Barbosa, no Paços Premium, no Concurso Internacional do Fundão, entre outros.

Ana Monteiro iniciou a aprendizagem musical na Academia de Música de Paços de Brandão, no ano de 2002, completando posteriormente a Licenciatura em Violoncelo na classe de Pavel Gomziakov, na Universidade do Minho. Em 2013 obteve a Bolsa de Mérito da mesma instituição.

Em 2018 concluiu o Mestrado em Interpretação Artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) na classe de Filipe Quaresma, tendo também recebido orientações do professor Jed Barahal.

No mesmo ano, concluiu o Mestrado em Ensino da Música, estudando e aprofundando a influência da violoncelista Guilhermina Suggia no universo musical violoncelístico português.

Tem vindo a apresentar-se em público em vários formatos:

  • Solo (e.g. gravação do projeto “11 Capricci per Violoncello Solo”.)
  • Duo com Piano (com João Casimiro Almeida, Vasyl Tsanko, Isolda Crespi Rubio, Sérgio de A, Ivan Ruzhentsov, Teresa Faustino; e.g. gravação de “Élégie Op. 24, Gabriel Fauré, 1880”, “Ária I, Joly Braga Santos, 1946”.)
  • Trio (e.g. Lumennis Trio c/ Diana Sampaio & João Casimiro Almeida; Dumky Trio c/ Eryu Feng & Félix Moussiegt; Gravação de “Trio in A minor op.114, I Mov, Johannes Brahms, 1891”.)
  • Quarteto (e.g. Quarteto Rosário c/ Tiago Rosário, Catarina Resende, Alexandre Aguiar; Quarteto de Violoncelos do Festival Apeldoorn 2017 | Orpheus Theatre, c/ Kamil Mukhametdinov, Ana Mafalda Monteiro, Laura Isbert and Avishag Brand.)

Outros projetos incluem a preparação de um álbum a solo com composições originais da violoncelista e a continuação de gravações no âmbito da Música de Câmara.

Bio facultada por Ana Monteiro, publicada na Meloteca a 20 de fevereiro de 2022.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook