Foto Público

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Madalena Ribeiro

Violino

Ana Madalena Ribeiro iniciou os estudos musicais aos cinco anos. Ao longo da sua formação como violinista teve como orientadores Paulo Matos, Macau Filipe e Sergey Arutyunyan.

Recebeu classes de aperfeiçoamento de prestigiados professores, entre os quais: Anatoli Shwarzburg, Richard Gwilt, Daniel Rowland, Gerardo Ribeiro, Igor Lara, Ulla Maija Hallantie, Roberto Muttoni e Felix Andrievsky e em música de câmara, António Saiote, Devy Erlih e Tatjana Masurenko.

Terminou a Licenciatura na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – Porto) na classe de violino de Zofia Wóycicka e na classe de Música de Câmara de Ryszard Wóycicki com classificação máxima, onde frequentou também Mestrado em Performance, tendo-lhe sido atribuído o prémio de melhor aluno – “Prémio Rotary Club Porto Foz / Veloso & Troca. Lda”.

É detentora de importantes prémios nacionais, destancando-se o 2º Prémio na 24ª edição do “Prémio Jovens Músicos – RDP” (Música de Câmara – Nível Superior), 1º Prémio no “Paços’ Premium”, 2º Prémio no “Prémio José Augusto Alegria”, “Prémio Helena Sá e Costa” e o 1º Prémio na 28ª edição do “Prémio Jovens Músicos – RDP” (Violino – Nível Superior).

Conta com uma vasta experiência orquestral, tendo colaborado com diversas orquestras nacionais e internacionais como líder e tutti, tendo o privilégio de tocar com artistas como Guy Braunstein, Viktoria Mullova, Ivry Gitlis, Sequeira Costa, Frank Zimmermann, Pedro Burmester, Viviane Hagner, Benjamin Schmid, Joseph Swensen, Alexander Romanovsky, Vadym Kolodenko, Ilya Gringolts, Quarteto Arditti, entre outros. No ano de 2012 venceu o concurso para segundo concertino da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.

Apresenta-se regularmente a solo e com agrupamentos de Música de Câmara. Foi solista com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra Sinfonieta da ESMAE.

Em Maio de 2014 fez a estreia nacional do Concerto para Violino e Orquestra Antiparathesis de Dimitris Andrikopoulos.

É membro fundador do Quarteto António Fragoso.

Actualmente é chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.