Ana Lúcia Carvalho

Direção Coral

Natural de Leiria, Ana Lúcia Carvalho é diretora coral e professora do Ensino Artístico Especializado.

Realizou o Mestrado em Ensino de Música na variante de Direção Coral e Formação Musical na Universidade do Minho e as Licenciaturas em Música na variante de Interpretação e na variante de Musicologia na Universidade de Évora.

Realizou o projeto “O desenvolvimento de competências na Classe de conjunto – Coro do Ensino Artístico Especializado: o “Canto Coral nas Escolas” de Tomás Borba” no âmbito do seu estágio curricular.

Foi responsável pela direção de coros infantojuvenis e/ou preparação vocal de coros de alunos do Ensino Artístico Especializado de Música nos projetos: O Naufrágio – Cantânia (Conservatório de Música de Guimarães), Santa Maria strella do dia (coreografia de Luis Sousa), Ré menor em movimento (coreografia de Eliana Mota e Rodrigo Lemos), A Rua – Teatro musical, Carlos Garcia, A Floresta – Ópera infantil, Eurico Carrapatoso, O cancioneiro da Bicharada, Carlos Garcia, Adiemus, Karl Jenkins (coro cénico, coreografia de Luis Sousa), Um presente de Natal para as crianças portuguesas, Fernando Lopes-Graça (2014), e na estreia absoluta da obra Quiseste ser pequenino, Miriam Teixeira.

É diretora artística do Ensemble Alba Atlantica (Alcobaça), grupo vocal feminino que se dedica à divulgação e performance de música erudita portuguesa.

É professora do Ensino Artístico Especializado de Música desde 2010, ramo de ensino no qual tem apresentado vários projetos artísticos curriculares e extracurriculares no âmbito das áreas disciplinares de Classe de conjunto – Coro, Formação Musical, Música (Dança) e História da Cultura e das Artes (Música e Dança).

Frequentou formações especializadas em Direção Coral e Pedagogia Coral Infantojuvenil com Zimfira Poloz (Cazaquistão/Canadá), Patrick Freer (E.U.A.), Martin Ashley (Inglaterra), László Némes (Hungria), Silvia del Bianco (Argentina), David Azurza (Espanha), Elisenda Carrasco (Espanha), Patrícia Costa (Brasil), Janete Ruiz (Portugal), Vitor Lima (Portugal), Ana Leonor Pereira (Portugal) e José Bago d’Uva (Portugal), entre outros.

É detentora da qualificação de Vocal Health First Aider, atribuída pela Vocal Health Education (Inglaterra) tendo tido como formadores: Duncan Rock, Lydia Hart, Chris Johnson, Line Hilton,  Anne Marie Czajnowski, Stephen King, Oren Boder, Jenevora Williams, Natalie Watson e Joanne Boseman.

É investigadora da área de Educação Musical da Especialidade de Educação Artística do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança da Universidade do Minho, sob orientação de Maria Helena Vieira, e é membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

Tem publicado trabalhos académicos em revistas científicas e tem participado como oradora/moderadora em colóquios científicos com apresentações na área da pedagogia coral infantojuvenil.

Como cantora, colaborou com o Ensemble Eborensis (Évora), com direção de Luís Henriques. Com esse grupo participou no projeto ORPHEUS (FCT e Universidade de Évora em parceria com a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho, a Universidade dos Açores e o Metropolitan Museum of Art), que resultou na gravação do CD “A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris” (edição MPMP – movimento patrimonial pela música portuguesa). Com o mesmo grupo, apresentou-se no Encontro “Arte e Património” – 2016 (Açores, Portugal), no festival “Festival Chartres Estivales” – 2016 (Chartres, França) e publicou gravações inéditas de obras polifónicas da autoria de compositores eborenses dos séculos XVI e XVII.

Colaborou com o Coro Ricercare (Lisboa), sob a direção de Pedro Teixeira, tendo estreado obras de Anne Victorino d’Almeida, Carlos Garcia e Tiago Cabrita. Com o Coro Ninfas do Lis (Leiria), com direção de Mário Nascimento, gravou o CD “Carmina Nymphae” . Foi ainda membro do Ensemble Vocal Manuel Mendes (Évora), com a direção de Christopher Bochmann. Colaborou ainda com os maestros Owen Rees (Inglaterra), Peter Phillips (Inglaterra), Paul van Nevel (Bélgica), Kodo Yamagishi (Japão), Ian Mikirtoumov (Rússia), Paulo Lourenço (Portugal), Pedro Neves (Portugal), Vasco Pearce d’Azevedo (Portugal), Vítor Matos (Portugal), Edgar Saramago (Portugal) e Artur Pinho Maria (Portugal), entre outros.

Como clarinetista, trabalhou com Étienne Lamaison (França), Robert Spring (E.U.A.), Radovan Cavallin (Croácia), Luís Gomes (Portugal), Ana Maria Santos (Portugal), César Ramos (Portugal) e Luís Casalinho (Portugal) e trabalhou com maestros como Jouke Hoekstra (Países Baixos), Jean Sébastien Béreau (França), Christopher Bochmann (Inglaterra), Alberto Roque (Portugal), André Granjo (Portugal), Henrique Piloto (Portugal) e Luís Cardoso (Portugal), entre outros.

17 de setembro de 2018

Músicos de Leiria

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.