Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Filomena Silva

Violoncelo

Ana Filomena Silva é professora de violoncelo no Curso de Música Silva Monteiro desde 2011. No entanto, também se apresenta com regularidade a solo e em música de câmara, em salas de renome nacional nomeadamente Casa da Música, CCB, Teatro Municipal Rivoli, Casa Das Artes, Casa Museu Guerra Junqueiro entre outras.

Ana Filomena iniciou a sua aprendizagem musical aos três anos de idade e começou a aprender violoncelo aos seis anos.

Durante os seus estudos musicais, Ana Filomena ganhou alguns prémios em concursos nacionais, incluindo o 1º Prémio Guilhermina Suggia, nível complementar (2008). Na Cerimónia do mesmo, atuou com violoncelo Montagnana (pertencente à violoncelista Guilhermina Suggia).

Ainda durante a sua formação, Ana Silva participou em diversas masterclasses em Portugal, Espanha e Itália. Trabalhou com violoncelistas de renome internacional como Daniel Grosgurin, Amit Peled, Aaron Choi, Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Stefan Popov, Levon Mouradian, Matthieu Lejeune, entre outros. Desde muito jovem, Ana atuou em diversas orquestras, trabalhando com maestros nacionais e internacionais.

Em 2008, Ana Filomena completou o último grau de violoncelo no Conservatório de Música do Porto com a classificação máxima. Sucessivamente, entrou em 1º lugar na classe de violoncelo da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Porto) onde concluiu a licenciatura em música em 2011, com uma nota elevada.

Em 2014, Ana Silva finalizou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro e, no mesmo ano, foi júri no Concurso Internacional “Alice e Eleonore Schoenfeld” na China.

Em 2015, obteve em França, o Diploma DEM com unanimidade dos júris, onde trabalhou com orientação do violoncelista Romain Garioud. No mesmo ano, foi júri no 2º Festival Internacional de Música em Hong Kong, onde também deu classes de aperfeiçoamento de violoncelo e música de câmara.

Recentemente, em 2016, Ana Silva foi júri no 3º Festival Internacional de Música em Hong Kong. Ainda tocou na cerimónia de abertura do mesmo festival e deu masterclasses de violoncelo e de música de câmara, em Shenzhen (China) e em Hong Kong.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook