Ana Filipa Assunção

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Filipa Assunção

Oboé

Ana Filipa Assunção é licenciada pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) – Porto, sob a orientação de Ricardo Lopes, e Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART).

Ana Filipa Assunção iniciou os estudos musicais aos 8 anos na banda Musical de Souto, com António Ribeiro. Aos 10 anos ingressou na Escola de Música do Coral de Fornos, em Santa Maria da Feira, na classe de oboé com Nelson Alves, com quem concluiu o 5º grau. Enquanto aluna fez parte da orquestra clássica sob a direção de Paulo Martins.

Em 2004 foi admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, no curso de Prática Orquestral, na classe de Aldo Salvetti. Participou em vários estágios com a Orquestra Clássica de Espinho, sob a direção dos maestros Cesário Costa e Jean- Marc Burfin, entre outros.

Em 2007 foi premiada com o 1º lugar no escalão Júnior no Concurso Inter-regional “Terras de La Salette” de Oliveira de Azeméis e em 2008 I Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” obtendo o 1º lugar no escalão Júnior.

Frequentou alguns cursos e “MasterClasses” com Pedro Ribeiro, Fernanda Amorim, Sandra Monteiro, Victor Ánchel e Diethelm Jonas.

É docente de oboé na Escola de Música Óscar da Silva, Academia de Música de Arouca, Academia de Música de São João da Madeira, Escola de Música Guilhermina Suggia e coordenadora da Escola de Música da Banda Musical de Pinheiro de Ázere.

Ministrou o Curso de Aperfeiçoamento de oboé, no ORMOZ- Sopros e percussão em Mozelos; orientou ensaios de naipe em estágios de Orquestras de Sopros.

É músico colaborador da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook