Ana Figueiras, flauta de bisel

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Figueiras

Flauta de bisel

Ana Figueiras, flautista, iniciou os estudos musicais no Centro de Expressão Musical de Loulé e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, enquanto aluna de Francisco Rosado.

Concluiu a licenciatura em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Pedro Couto Soares. Terminou os estudos de Mestrado em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel no Lemmensinstituut – Leuven (Bélgica), sob a orientação dos professores Bart Spanhove e Bart Coen.

Concluiu os estudos de Mestrado em Ensino da Música, ramo flauta de bisel e música de câmara na Escola Superior de Música de Lisboa.

Obteve o 1.o Prémio na Competição Internacional de Flauta de Bisel – Prijs Mieke Van Weddingen (Bélgica) e o 2.o Prémio na Competição Internacional de Flauta de Bisel em Nordhorn -Blokflöten Festival (Alemanha).

Mantém uma atividade musical regular na região algarvia com o grupo Flor de Sal, em colaboração com o guitarrista Zé Francisco; e uma atividade frequente com os grupos de música antiga Ensemble Armilar, em colaboração com a cravista Elsa Mathei e Ensemble Glosas, com a flautista Filipa Oliveira.

Ana Figueiras é diretora artística dos Encontros de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado; vice-presidente e membro fundador da Flautística – Associação de Flautas de Bisel do Algarve.

Leciona Flauta de Bisel e classe de conjunto no Conservatório de Música de Loulé-Francisco Rosado, dirigindo também o Ensemble de Flautas de Loulé.

Bio publicada na Meloteca a 01 de agosto de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook