Ana Domingas, violoncelista portuguesa, créditos Miguel Silva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Domingas

Violoncelo

Licenciada em instrumento-Violoncelo pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, Ana Domingas ocupa o cargo de docente de Violoncelo na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e no Conservatório de Música da Bairrada.

Paralelamente desenvolve projetos como instrumentista, compositora e arranjadora nas bandas “Se bem me queres”, projeto com raízes na música tradicional portuguesa, e “Canja”, explorando sonoridades da música popular brasileira.

A violoncelista iniciou os estudos musicais na Escola de Música da Banda Clube Pardilhoense, aos 6 anos, em Saxofone. Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian na Classe de Violoncelo de Isabel Boiça e na Classe de Saxofone de João Figueiredo. Em 2000 ingressou na Classe de Violoncelo do Curso de Prática Orquestral da Escola Profissional de Música de Espinho e em 2003 foi admitida na Classe de Violoncelo do professor e violoncelista Jed Barahal na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

Foi membro da Orquestra Clássica de Espinho e fez reforço na Orquestra Clássica do Centro. Da sua experiência como docente de Violoncelo, colaborou com o Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Oficina d’Artes do Orfeão da Feira, Conservatório de Música da Jobra, Conservatório de Música de Terras de Santa Maria, Academia de Música de Cantanhede e Conservatório de Música de Águeda.

Trabalhou com prestigiados maestros, entre os quais Cesário Costa, Ernest Schelle, Yuri Nashukin, Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, António Saiote e António Vassalo Lourenço e com solistas como António Rosado, Daniel Rowland, Mischa Maisky, Jed Barahal, Sequeira Costa, Boris Berezovsky, Elisabete Matos, Romain Garioud, Ilya gringolts, Elisso Virsaladze, entre outros.

É reforço do naipe de Violoncelos da Orquestra Filarmonia das Beiras, com destaque para as colaborações nos programas Dios Salve a la Reina – Tributo aos Queen, Gisela João e Orquestra e Harry Potter em Concerto – espetáculo na Altice Arena.

Bio facultada por Ana Domingas, publicada na Meloteca a 23 de fevereiro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook