violinista Ana Clérigo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Clérigo

Violino

Ana Clérigo nasceu a 4 de Janeiro de 1991 e começou a estudar Violino aos 12 anos, na Escola profissional de Música de Viana do Castelo com Manuel Rosado e posteriormente com Ariana Dantas.

Em 2013, concluiu a licenciatura em violino barroco, no curso de música antiga da Escola superior de Música e Artes de Espectáculo do Porto, com Amandine Beyer, tendo como professores assistentes Sabela Garcia Fonte e Denys Stetsenko.

Enquanto aluna do Curso de música antiga da ESMAE teve a oportunidade de trabalhar com Ana Mafalda Castro, Pedro Sousa Silva, Xurxo Varela, Ronaldo Lopes, Pedro Castro, Magna Ferreira, Júlio Dias e João Paulo Janeiro e, frequentou master classes com Huw Daniel, Antoinette Lohmann, Siebe Henstra, e Benjamim Chénier e Olivia Centurioni.

Entre 2013 e 2015 frequentou o Mestrado em Violino Barroco em Bruxelas, Bélgica, no Koninklijk Conservatorium com François Fernandez, participando ativamente na orquestra do Conservatório Royal de Bruxelas como 1º violino e também solista em alguns projetos de orquestra.

Em Bruxelas teve a oportunidade de trabalhar sob a direção imponentes músicos  tal como Barthold Kuijken, Luis Otavio Santos e Makoto Akatsu, Peter Van Heyghen, Benoit Douchy e Jan de Winne.

Já actuou com vários agrupamentos pela Europa, entre eles orquestra Concerto Ibérico (Portugal), L’Aspiration (Portugal), The Clockwork Orquestra (Bélgica), Camerata Piú Bassa (Espanha) e, como concertino convidado na Orquestra Barroca do Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha).

Ana Clérigo integra actualmente o Dorius Ensemble (Portugal) do qual é membro co-fundador, Innamorati dell’Arte Ensemble Orquestral (Portugal), Orquestra Barroca de Vigo OV430 (espanha), Mvsica Antiqva do Porto (Portugal) e Aut Tace, dirigido por Pedro Sousa Silva.

Desde setembro 2016, frequenta o Mestrado em ensino de música na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, em parceria com a Escola Superior do Porto.

Lecciona a particulares e no Colégio EFANOR (Fundação Belmiro de Azevedo), Broadway – Artes do Palco, Orquestra Juvenil de Gaia, Escola de Música de Romariz (Santa Maria da Feira) e, mais recentemente, leciona AEC em Vila Nova de Gaia.

Desde Abril de 2019 toca com um violino desenhado e construído, em Haia, na Holanda, por Dmitry Badiarov com quem mantém uma relação, profissional, de proximidade.

[ Bio facultada por Ana Clérigo e publicada na Meloteca a 18 de junho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook