Ana Cláudia Serrão violoncelista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Cláudia Serrão

Violoncelo

Ana Cláudia Serrão, violoncelista, Iniciou a sua formação musical aos sete anos de idade com os professores Carlos Gama e Dália de Lacerda, no Fundão. Aos quinze anos, começou a estudar violoncelo com o professor Rogério Peixinho, no Conservatório Regional de Música da Beira Interior, continuando posteriormente com o professor Luís Sá Pessoa na Escola Profissional de Artes da Beira Interior.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com os professores Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, Jed Barahal, Luís Claret, Jian Wang, Xavier Gagnepain, Miguel Rocha e Hans Jorgen Jensen.

Já tocou com diversas orquestras nacionais e internacionais; a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música APROARTE, a Orquestra da Semana Internacional de Música do Luxemburgo, a Orquestra de Jovens da União Europeia, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, entre outras. Teve aí a oportunidade de trabalhar com os maestros Richard Hortien, Vasco Azevedo, Luís Cipriano, Dominique Sourrisse, Jean Marc Burfin, Leonardo de Barros, Miguel Graça Moura, Ernst Schelle, Vladimir Ashkenazy e Bernard Haitink.

É licenciada no curso de Instrumentista de Orquestra pela Academia Superior de Orquestra da Metropolitana, onde estudou com os professores Jeremy Lake e Pedro Neves. Prosseguiu os seus estudos com o professor Paulo Gaio Lima e com o professor Dmitri Ferschtman no Conservatório de Amesterdão. Em julho de 2004, venceu o 3.º Prémio (nível superior) de Violoncelo do Prémio Jovens Músicos da RDP. Desde maio de 2006, é violoncelista da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Encontra-se a finalizar o mestrado em Ensino da Música na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Um dos mais destacados violoncelistas da sua geração, Ana Cláudia Serrão concilia a sua carreira de solista com a de docente.

Partilhe
Share on facebook
Facebook