Ana Celeste Ferreira, voz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Celeste Ferreira

Canto . Formação . Elocução

Formada em Canto Lírico pelo Conservatório de Música do Porto, e com especializações em Teatro Musical pela Mountview Academy of Theatre and Arts, Londres, Ana Celeste Ferreira (n. 1981) é também bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu.

Na sua formação artística destaca-se o trabalho desenvolvido em Canto e Técnica Vocal com Peter Harrison, Marina Pacheco, Cecília Fontes, Charlotte Shorthouse, Helen Rowson, José Lourenço, Luís Madureira, João Henriques, Jeff Cohen, Bryan Husband, Chris Whitehead, Jenny Gould, Emanuel Pina, Cristina Aguiar, Isabel Alcobia, Magna Ferreira e Paulo Lourenço; em Direção e Formação Teatral com Luís Castro, Ricardo Pais, Miguel Azguime, John Mowat, Sam Potter, Suzy Catliff, Nuno Carinhas, Luís Mestre, João Castro e Albano Jerónimo; em Direção Musical com Vítor Rua e João Henriques; em Dança e Movimento com Susana Queiróz, Paulo Ribeiro, Peter Michael Dietz, Michelle Antrobus, Rebecca Elliot Moore, Becky Norris, David Lucas, Mário Gonçalves, António Oliveira, João Galante, Ana Borralho, Clara Andermatt, Teresa Prima e Diana Vieira.

Frequentou cursos, workshops, ateliers e estágios profissionais nas áreas de Canto, Voz, Teatro e Teatro Musical no Conservatório de Música de Viseu, na ESMAE (Porto), no Teatro Nacional São João (Porto), no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, no Teatro Viriato (Viseu), na Mountview Academy of Theatre and Arts (Londres), na Academia de Música de Vilar do Paraíso, no Teatro Oficina (Guimarães), na Urdang Academy (Londres).

Em performance destacam-se vários espectáculos enquanto cantora, actriz e diseur, apresentados no Teatro Viriato (Viseu), Teatro Nacional S. João (Porto), Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), Karnart (Lisboa), Estaleiro Teatral (Aveiro), Culturgest (Lisboa), Teatro do Campo Alegre (Porto), Teatro Rivoli (Porto), Biblioteca Almeida Garrett (Porto), Casa das Artes de Famalicão, entre outros. Participa regularmente desde 2009, como cantora e diseur, nos ciclos Quintas de Leitura e Porto de Encontro.

Participou como intérprete em curtas-metragens e videoclips, e realiza regularmente Locução para integração em espectáculos, spots publicitários e institucionais, áudio de acompanhamento de manuais escolares de Português, audiolivros e conteúdo audiovisual para portais na web, nomeadamente para a Porto Editora e os estúdios Produsom, Soundmaker, SoundTrap Productions, Edições Salesianas, Input Studio, CCstudio, etc. Iniciou em 2015 a publicação dos Audiopoemas, no blog Canto Celeste. Fundou, em 2008, o Ensemble MinneSang, grupo de música de câmara para eventos.

Foi responsável pela Preparação Vocal e Elocução de vários espectáculos teatrais e musicais, e realizou estágio de Direção de Voz e Elocução no Teatro Nacional S. João, sob orientação de João Henriques.

Enquanto formadora de Voz, orienta desde 2002 Formação de Técnica Vocal Falada, da qual se destacam os Cursos realizados no IPJ (Viseu), no Gabinete ABC (Viseu), na Escola Superior de Educação de Viseu, no Estaleiro Teatral (Aveiro), através da Em Agenda (Porto, Aveiro e Barcelos), na Rádio Renascença (Lisboa e Porto), na RTP (Lisboa e Porto), através da Muguen Consultores (Porto), da Voz-Off (Porto e Lisboa), no Teatro do Campo Alegre (Porto), no Teatro Rivoli (Porto), no Fórum Cultural de Ermesinde, na Biblioteca Municipal de Alijó, n’ A Cadeira de Van Gogh (Porto), na Biblioteca Municipal de Valongo, na Biblioteca Municipal de Matosinhos.

Dirige desde 2010 os Laboratórios de Leitura Poética e de Iniciação ao Canto, no Teatro Rivoli e no Teatro do Campo Alegre no Porto, no Fórum Cultural de Ermesinde, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca em Matosinhos, que cruzam formação em técnica vocal com a criação de recitais literario-musicais.

Orienta também desde 2002 Formação em Canto, nomeadamente no IPJ (Viseu), na Academia dos Mundos (Porto), no Balleteatro Centro de Formação do Porto, no Teatro do Campo Alegre, na Escola Profissional de Teatro Delfim Ferreira, na ACE – Escola de Artes de Famalicão, e por todo o país através do Sindicato dos Músicos e da Em Agenda.

Leccionou a disciplina de Voz do Curso de Teatro do Balleteatro Contemporâneo do Porto e lecciona desde 2012 os módulos de Voz e de Canto do Curso de Interpretação da ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo (Famalicão).

Bio facultada por Ana Celeste Ferreira, publicada na Meloteca a 12 de fevereiro de 2022

Partilhe
Share on Facebook
Facebook