Bio+
Ana Caseiro
Soprano
Ana Caseiro atua como solista interpretando papéis como “Mimi” na “La Bohème” de Puccini na Hungria (2022), “5ª Criada” na “Elektra” de R. Strauss e “Branghien” em “Le vin herbé” de F. Martin na Casa da Música (2023 e 2021), “Justine” em “Das Gesicht im Spiegel” de Jörg Widmann em Viena e Budapeste (2022) e “Mutter” na ópera a capella “Geschichte” de Oscar Strasnoy na ópera de Graz (2023).
Fez várias estreias mundiais e nacionais de obras contemporâneas na Áustria, Estados Unidos da América, Hungria, Portugal e República Checa.
É membro fundador do grupo “Capítulo” que em 2022 estreou o primeiro espetáculo totalmente original de cruzamento artístico – “Sibila” com vozes, órgão ibérico e projeção de vídeo, em igrejas no Porto, Braga e Guimarães.
Na sua extensa experiência em ensembles vocais destaca-se a colaboração com Collegium Vocale Gent e o maestro Philippe Herreweghe; com o Coro da Radio France; no festival de Salzburgo com o Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor e os maestros Riccardo Muti e Alain Altinoglu; com os Cupertinos e a direção de Luís Toscano e Pedro Teixeira; e a sua regular atividade desde 2015 no Coro Casa da Música.
Estudou canto no Koninklijk Conservatorium Brussel com Dina Grossberger e na Kunstuniversität Graz com Ulf Bästlein. Especializa-se nessa instituição em música contemporânea com o barítono Holger Falk e o ensemble Klangforum Wien.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA e possui uma licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Bio facultada por Ana Caseiro a 10 de setembro de 2024