Ana Calheiros

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Calheiros

Meio-soprano

Ana Calheiros iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Concluiu a Licenciatura em Canto na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, na classe de José de Oliveira Lopes.

Em 2009 foi selecionada para membro residente do Coro Casa da Música do Porto com o qual se apresenta regularmente na Casa da Música tendo também participado no “Festival Musica Antigua Baeza Y Úbeda” e no “Huddersfield Contemporary Music Festival”. Com o mesmo agrupamento já teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados maestros entre os quais Paul Hillier, Simon Carrington, Andrew Bisantz, James Wood e Laurence Cummings.

Já cantou a solo com a “Orquestra do Norte”, “Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música”, “Orquestra Barroca Casa da Música”, “Orquestra Clássica do Centro”, “Orquestra Filarmonia das Beiras”, “Orquestra Sine Nomine”, “Orquestra ARTAVE”, entre outras.

Foi solista em “Stabat Mater” de Rossini; “Messias” de Haendel; “Requiem” de Mozart; “Requiem à memória de Camões” de Domingos Bomtempo; “Stabat Mater” de Pergolesi; “Missa Choralis” de Liszt; “Missa Tempore Belli” de Haydn; “Widerstehe doch der Sünde”, 2ª parte da “Oratória de Natal” e “Magnificat” de J.S.Bach. No âmbito da comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart interpretou a integral das suas missas.

No âmbito da ópera enumeram-se as personagens Berta na ópera “O Barbeiro de Sevilha”, Dido em “Dido e Eneias” e Marcellina na ópera “As Bodas de Fígaro”. Eleonora Paterniti, Antonella Rondinone, Carlos Avilez, António Durães e Giulio Ciabatti são alguns dos encenadores com quem contactou.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook