Foto Luís Belo

Bio+

Ana Bento

Voz

Ana Bento iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu.

Em 2001, concluiu a licenciatura em Educação Musical e frequentou uma pós-graduação em Musicoterapia no C.I.M. de Bilbao. Paralelamente realizou um percurso formativo na área da pedagogia musical com Pierre Van Hawe, Jos Wuytack, Edwin Gordon, Verena Maschat, Murray Schafer, Soili Perkiö, entre outros.

Estudou saxofone com Mário Santos e João Martins e harmonia e combo com Luís Lapa e Joaquim Rodrigues.

No início da sua carreira fez parte da Orquestra Juvenil do Centro e, actualmente, integra os projectos Colectivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Cabeça de Peixe e Tranglomango, colaborando, pontualmente, noutros projectos musicais, nomeadamente Dirty Coal Train, entre outros.

Compôs, interpretou e dirigiu ao vivo a música de vários espectáculos e performances. Actualmente integra, como co-criadora e intérprete, os espectáculos de teatro Microfénix, (Teatro Mais Pequeno do Mundo) e Vissaium, (Teatro Viriato, Viseu). Desde 2008 que colabora em projectos do serviço educativo da Casa da Música (Porto).

Fundou a Associação Gira Sol Azul na qual desenvolve vários projectos como Tatatibato, Orquestra Criativa, Orquestra (In)fusão e A Voz do Rock.