Ana Beatriz Manzanilla violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Beatriz Manzanilla

Violino

A violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla é membro da Orquestra Gulbenkian desde 1996. Nasceu em Barquisimeto e formou-se no El Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela com José Francisco del Castillo.

Estudou também com Rony Rogoff e frequentou a European Mozart Academy, em Cracóvia (Polónia). Tem desenvolvido uma diversificada atividade musical, incluindo atuações em recitais e concertos.

Foi acompanhada pelas orquestras mais importantes do seu país, como a Sinfónica Simón Bolívar e a Orquestra Municipal de Caracas, para além da Orquestra Nacional do Panamá, da Orquestra da Juventude de Munique e da Filarmónica de Rhodanien (França).

Em Portugal, atuou com a Orquestra Gulbenkian, a Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Algarve, a Sinfonietta de Lisboa e a Orquestra Clássica do Centro. Apresentou-se como solista em vários países da América Latina e da Europa.

É fundadora e Diretora Artística da Camerata Atlântica e professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem desenvolvido um trabalho dinâmico com os jovens, nomeadamente no âmbito do Projeto Geração. Integra, desde 2013, como tutora, a Orquestra Estágio Gulbenkian.

Em 2015 criou o Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, do qual é a diretora. Trabalha também como preparadora dos naipes de cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Nova Ópera de Lisboa.

Durante vários anos, foi concertino adjunto da Orquestra Sinfónica de Lara (Venezuela). Foi também concertino da Orquestra do Norte.

Gravou dois álbuns com duos para violino e viola e, com a Orquestra Gulbenkian, gravou o Concerto para Violino em Sol maior de Mozart, no ano em que se assinalaram os 50 anos de atividade da orquestra.

Novembro 2016

Partilhe
Share on Facebook
Facebook