Alice Neves

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alice Neves

Violeta

Alice Neves iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE, na classe de viola d’arco de Danuta Grossmannová.

É Licenciada e profissionalizada em Música pela Universidade de Évora, na classe do professor Bin Chao e Mestre em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação de Joana Pereira.

Na sua defesa da tese se mestrado abordou “A importância de Lionel Tertis na emancipação da Viola d’arco e na criação musical da primeira metade do século XX”, apresentando igualmente o seu recital inerente à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização em Viola d’arco.

Trabalhou com o Quarteto da Universidade de Évora, sob a orientação artística e pedagógica de Max Rabinovitsj, tendo realizando vários concertos e masterclasses com o Quarteto Borodin na Casa da Música, entre 2005/2006. Durante o curso de licenciatura foi chefe de naipe da Orquestra da Universidade de Évora, realizando inúmeros concertos, entre os quais se destacam duas digressões a França, tendo trabalhado com o violetista de renome internacional Bruno Pasquier.

Participou no 4º Estágio da Orquestra Clássica Juvenil Bracara Augusta 2000 e no 3º Estágio Nacional de Orquestra Aproarte, associando-se ao Young EuroClassic Festival 2001, tendo atuado no Konzerthaus Berlim.

Trabalhou com vários maestros tais como Roberto Perez, Ernest Schelle, Max Rabinovitsj, Francesco Belli, Christopher Bochman, Álvaro Cassuto e Pedro Neves. Em 2003 fundou o EvorEnsemble Contemporâneo, uma formação para o desenvolvimento da música e arte contemporânea de artistas Portugueses. Colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Camerata Ensemble da Guarda, Camerata e Orquestra Esproarte, entre outros agrupamentos.

Para finalizar a sua Licenciatura estagiou no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa – CMML, na classe de viola d’arco e orquestra, sob orientação da professora Teresa Fernandes e do maestro Pedro Neves.

Iniciou a atividade pedagógica em 2006, no Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

De 2008 a 2014 lecionou as disciplinas de viola d’arco, naipe, música de câmara e orquestra de cordas na ESPROARTE.

Em 2010 realizou uma formação complementar na área da pedagogia do instrumento, sob a orientação de Jenny Spanoghe.

Continuou sempre a busca pelo seu aperfeiçoamento artístico participando em masterclasses de viola d’arco com Jerzy Kosmala, Atar Arad, Bruno Giuranna, Helen Callus, Christophe Desjardins, Máté Szücs ou Ivo-Jan van der Werff.
No ano letivo 2015/16 foi assistente convidada da ESART, por um período de substituição da professora Joana Pereira.

Em 2016/17 ingressou na equipa pedagógica da Escola de Música Óscar da Silva – EMOS, por um período de substituição da professora Eva Neiva.
Já no ano letivo 2017/18 ingressa na equipa pedagógica da Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola de Música Guilhermina Suggia.
Desde 2008 leciona no Conservatório Regional de Música de Vila Real CRMVR.

A sua classe conta com alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais, recebendo igualmente uma menção honrosa enquanto docente atribuída pelo II Geneva International Music Competition, julho de 2017.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook