Alfredo Teixeira, compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alfredo Teixeira

Compositor

Alfredo Teixeira (1965) é Doutor em Antropologia Política (ISCTE-IUL) e Mestre em Teologia Sistemática (FT-UCP). Atualmente desenvolve a sua atividade de docência e investigação na Universidade Católica Portuguesa. Fez os estudos musicais na Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa). Frequentou o Curso Internacional de Direção Coral «Lleidatà Orfeo» (Catalunha), sob a orientação de Lászlo Heltay.

Depois de ter terminado o currículo de estudos na Escola de Música do Conservatório Nacional, prolongou os estudos de Composição com Jorge Peixinho, até à data da morte do compositor, em 1995.

Paralelamente à sua atividade académica, dedica parte do seu tempo à criação musical e à dinamização da atividade coral. É o diretor musical do Grupo Vocal Discantus (Cascais). Em 1998, o Prémio Lopes Graça de Composição, promovido pela Câmara de Tomar, distinguiu com uma Menção Honrosa a sua obra «Fragmentos para um De profundis».

A sua obra para coro de crianças e piano, «O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos», venceu a edição de 2013 do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes Graça (Museu da Música Portuguesa – Câmara Municipal de Cascais). Em 2014, ganhou o Prémio Especial (2º lugar) do «New Music for Easter Time International Competition for Choral Composition» (Associazione Musicale Musica Ficta) com a obra «O Crux».