Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alfredo Lopes

Trompete

Alfredo Lopes nasceu em 1974, em Riachos, Portugal, tendo iniciado os estudos musicais em 1983, na Sociedade Velha Filarmónica Riachense.

Em 1988 prosseguiu os estudos no Conservatório Regional de Santarém, com  José Luís Pereira, onde concluiu o quarto grau do Curso de Trompete.

No ano lectivo de 1994/95 continuou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Almada, onde concluiu o Curso de Instrumento na classe de Stephen Mason.

No ano 2002, concluiu a Licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música de Lisboa com Stephen Mason, David Burt e José Augusto Carneiro.

Participou em diversos Cursos de Verão e cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de José Augusto Carneiro (Professor de Trompete no Conservatório Nacional), António Quítalo (1º Trompete da Orquestra Sinfónica Portuguesa), Bruno Nouvion (Professor de Trompete na Escola Superior de Música em Paris), Philip Smith (1º Trompete da Orquestra Sinfónica de Nova York ), Allen Vizzutti (Solista Internacional), Thomas Stevens (1º Trompete da Orquestra de Los Angeles ), Stephen Mason (1º Trompete da Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian) e Rod Frank (1º Trompete da Orquestra Sinfónica de Londres).

Actualmente é professor de Trompete na Academia de Música de Alcobaça, na Escola de Música Jaime Chavinha (Minde ), na Escola de Música do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes e no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.

Participou como músico convidado em vários concertos realizados pelo Decateto Português de Metais.

Tem colaborado com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian.