Alexandre Delgado

Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Alexandre Delgado

Violeta

Alexandre Delgado nasceu em Lisboa em 1965. Estudou na Fundação Musical dos Amigos das Crianças e foi aluno em composição de Joly Braga Santos e de Jacques Charpentier, tendo-se diplomado com o 1.º Prémio de Composição do Conservatório de Nice em 1990.

Entre uma abundante produção instrumental e vocal, é autor das óperas O Doido e a Morte (cuja estreia dirigiu no São Carlos em 1994 e em Berlim em 1996) e A Rainha Louca (cuja estreia dirigiu no CCB em Julho de 2011). Estreou o seu Concerto para Violeta e Orquestra como solista em Portugal, Espanha e Holanda.
Entre as suas obras mais recentes destacam-se o ciclo Cinco Sonetos Quinhentistas (estreado pelo soprano Maria Bayo em 2011) e Verdiana para orquestra sinfónica (encomendada do CCB, 2013).

Aluno em violeta de Barbara Friedhoff, foi vencedor do Prémio Jovens Músicos em 1987 e membro da Orquestra Juvenil da União Europeia e da Orquestra Gulbenkian. Assina o programa A Propósito da Música na Antena 2 desde 1996 e é autor dos livros A Sinfonia em Portugal, A Culpa é do Maestro (crítica musical 1992-2002) e Luís de Freitas Branco, publicados na Editorial Caminho.

Diretor do Festival de Música de Alcobaça desde 2002, é membro do Quarteto com Piano de Moscovo desde 2005 e freelancer como instrumentista, conferencista e comentador de concertos.

Alexandre Delgado integrou a Direção Pedagógica da AMAC no ano letivo 2013/2014 e, atualmente, é o Presidente da Direção da AMAC, dirige a Orquestra Juvenil e é coordenador da Área Disciplinar de Classes de Conjunto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook