Alexandre Correia violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alexandre Correia

Violino

Alexandre Correia é natural de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. Iniciou os estudos de Violino aos 6 anos na Academia de Música de Paços de Brandão na classe de Carlos Fontes, prosseguindo o curso complementar na Academia de Música de Santa Maria da Feira na classe de Nancy Frederick.

Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe de Augusto Trindade.

Frequentou classes de alto aperfeiçoamento violinístico com Vladimir Ovcharek, Daniel Stabrawa, Christian Stadelmann, Laurentius Dinca, Shmuel Ashkenazi, Daniel Rowland, Sofia Woycicka. No campo da Música de Câmara trabalhou com Catherine Strynckx, Caio Pagano, Xavier Gagnepain , Paulo Álvares e no campo da Pedagogia com Rui Fernandes e Betty Haag-Kunkhe.

Integrou diversas formações orquestrais tais como Orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra da Federação Académica do Porto, Orquestra da ESMAE do Porto, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Algarve, ESART Ensemble, tendo trabalhado com maestros como Leonardo de Barros, Tugan Sokhiev, Virgílio Caseiro, Rui Massena, Pedro Carneiro, Ivo Cruz, Osvaldo Ferreira, Paulo Martins, Cesário Costa, Joana Carneiro, Pedro Neves, Marc Tardue, Martin André, Guy Van Waas, Omri Hadari, Ernest Schelle, António Saiote e António Vitorino d’Almeida.

Participou em vários festivais internacionais de Música como o Festival de Música das Terras de Santa Maria, Festival Internacional de Leiria, Festival Internacional da Póvoa de Varzim, Festival Internacional de Música de Gaia, Oficina Musical de Curitiba, Primavera Musical de Castelo Branco e atuou em salas de grande nomeada quer em Portugal quer na França, Itália, Espanha e Brasil.

Efetuou gravações para as editoras Numérica, Universidade de Aveiro e em direto para a rádio Antena 2. Realizou uma classe magistral de Violino na Academia de Música e Dança do Fundão. Foi distinguido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco na sequência do seu desempenho académico como aluno finalista do curso de Música-Instrumento.

É docente no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Espinho. A sua classe conta com alunos premiados em competições juvenis nacionais e internacionais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook