Foto Portal de Artistas

bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alexandra Guimarães

Fado

Alexandra Guimarães é uma fadista nascida no Porto. Foi pela mão de Filipe La Feria que se estreou em 2005, no Teatro Sá da Bandeira, no musical Amália.

Na sua voz sentida, ouve-se a cumplicidade entre o fado e a voz de Amália, levando-nos a recordar a saudade e o sentimento de ser português. Ao mesmo tempo, apercebemo-nos que há, na sua forma de expressão, uma vontade de fazer diferente, de acrescentar algo de novo ao fado, desenhando-se uma verdade e identidade própria.

Alexandra Guimarães tem vindo a participar em diversos espectáculos, nomeadamente nos 50 anos de Telefado, a convite de João Braga, realizado no cinema S. Jorge, em Lisboa. Este espectáculo, em particular, colocou Alexandra Guimarães ao lado de grandes nomes do fado tais como Celeste Rodrigues e Beatriz da Conceição, bem como nomes da nova geração como Ricardo Ribeiro, Ana So?a Varela, António Zambujo e Maria Ana Bobone. Em 2008, convidada pela Rádio Festival, cantou no Cinema Batalha em homenagem a Fernando Farinha. Actua regularmente em casas de fado por todo o país.

2011

Partilhe
Share on Facebook
Facebook