Bio+
Alexandra Ávila
Voz
Alexandra Ávila nasceu a 4 de Janeiro de 1975.
Iniciou a sua formação musical aos 5 anos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde estudou Formação Musical, Acústica, Piano, Técnica Vocal, Flauta Transversal e Classe de conjunto (Coro). Estudou na Escola de Jazz Luís Villas-Boas e a título particular com as cantoras líricas Jeanette Macari e Margarida Marecos.
Foi durante dez anos membro do orfeão Edmundo Machado de Oliveira, destacando-se com este grupo as gravações de dois trabalhos discográficos (disco UNICEF, que foi Disco de Prata em 1990, e em 1998 «E da Lava se fez Música»), bem como as digressões aos Estados Unidos, Canadá e Brasil.
É vocalista do grupo musical “Águas de Março” que em Julho de 2002 lançou o seu primeiro trabalho discográfico “Ao Vivo – A Um Porto Seguro” (o tema deste disco “Serei o teu destino” fez parte da telenovela da TVI “Ilha dos Amores”).
Em Outubro de 2001 participou na 1ª edição do Festival de Jazz de Ponta Delgada com o Quinteto Alma Nova, numa homenagem ao Maestro António Carlos Jobim. Foi vocalista da Big Band Nacional da Juventude 2003, sob a direcção musical de Pedro Moreira, Claus Nymark e Adelino Mota.
Tem actuado por todo o País com diferentes formações e acompanhada por músicos como Vasco Agostinho, Jorge Reis, Rui Caetano, João Moreira, Hugo Antunes, Nelson Cascais, João Custódio, Bruno Pedroso, Pedro Viana e João Rijo, entre outros.
Em 2005 Alexandra Ávila criou o projecto Portugal e Brasil no Jazz, sob a direcção musical do guitarrista Vasco Agostinho, reunindo temas de músicos portugueses (com destaque para alguns cantautores açorianos) e brasileiros. O sucesso do projecto Portugal e Brasil no Jazz expressou-se em quase duas dezenas de concertos por todo o País.
Alexandra Ávila estreia em 2008 o seu novo projecto – Caleidoscópio de Palavras – com um repertório 100% português lido à luz do Jazz. Este projecto segue-se a “Portugal e Brasil no Jazz” e centra-se na música de cantautores e compositores portugueses, como Sérgio Godinho, José Afonso, João Godinho, e os açorianos Zeca Medeiros, Aníbal Raposo, e Rafael Fraga. Os arranjos são da autoria de Pedro Viana, Nuno Costa, Gonçalo Prazeres e Rafael Fraga.
Alexandra Ávila é também a voz feminina dos projectos “20 Canções para Zeca Afonso” e “25 Anos de Música Original Açoriana”, ambos com direcção musical de Rafael Fraga e com a presença de músicos como João Paulo Esteves da Silva, Jorge Reis e Bruno Pedroso.