Alcides Paiva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alcides Paiva

Trombone

Natural da freguesia do Vale, concelho de Santa Maria da Feira, Alcides Paiva iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade, na Escola de Música da Banda Marcial do Vale, onde mais tarde lecionou e foi diretor pedagógico.

Como trombonista fez parte integrante da Banda Marcial do Vale e da Banda de Música Cidade de Espinho. Entre 1992 e 2001 frequentou a Academia de Música de S. João da Madeira e, posteriormente, a Academia de Música de Santa Maria da Feira, onde concluiu o Curso Secundário de Trombone, tendo trabalhado com os professores Fernando Batista e José Borges, respetivamente.

Entre 2001 e 2006, frequentou a licenciatura em Ensino da Música, área específica de Trombone, da Universidade de Aveiro, onde trabalhou com Hugo Assunção e Jarret Buttler, tendo concluído a referida Licenciatura e respetiva profissionalização, em junho de 2006.

Ao longo do seu percurso musical frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento: em 1997, Curso de Direção de Orquestra orientado pelo maestro Robert Houlihan; em 1998, XV Curso Internacional para Jovens Músicos’98; Regência de Bandas Filarmónicas, orientado pelos maestros Alberto Roque e José Brito; Direção Coral, orientado pelo maestro Artur Pinho e Masterclass de Trombone promovido pelo Conservatório de Música David de Sousa e orientado por Emídio Coutinho; em 2001, Masterclass de Trombone orientado pelo professor Hugo Assunção em Vestiaria, Alcobaça; em 2002, 1.º Curso de Direção de Banda orientado pelo maestro major Jacinto Montezo promovido pelo Conservatório de Música de Fornos – Santa Maria da Feira; em 2004, Curso de Aperfeiçoamento “Orquestra de Metais 2004” orientado pelo professor John Aigï, organizado, em parceria, pelo Conservatório de Braga, Escola Profissional da Covilhã e Universidade de Aveiro.

No âmbito da direção, foi maestro da Banda Juvenil do Vale, entre 1997 e 2004, tendo realizado diversos concertos, e gravado, em 2002, o seu Álbum “Memórias”. Também foi responsável pela classe de Orquestra de Sopros da Academia de Música de Vale de Cambra, entre 2006 e 2011, e da Academia de Música de Arouca, entre 2007 e 2015.

Como trombonista também colaborou com a Orquestra Clássica do Centro e com a Orquestra e Banda Sinfónica do Concelho de Santa Maria da Feira, onde trabalhou com diversos maestros tais como: Carlos Fontes, Leonardo Barros, Osvaldo Ferreira, Luís Gustavo Petri, Francisco Ferreira, Délio Gonçalves, Artur Pinho, Paulo Martins, Hélder Tavares, entre outros.

Na área da docência de trombone trabalhou no Conservatório de Música de Coimbra, no Conservatório de Música Terras de Santa Maria, na Academia de Música de Vale de Cambra e na Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

Leciona a disciplina de trombone no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Arouca e na Academia de Música de S. João da Madeira, onde também é membro da Direção Pedagógica.

[ Músicos de Santa Maria da Feira ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook