Alberto Sousa tenor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Alberto Sousa

Tenor

Alberto Sousa nasceu na Madeira e iniciou os estudos musicais no então Conservatório de Música da Madeira. Licenciou-se em Ensino do Canto na Universidade de Aveiro onde estudou com António Salgado e concluiu o Mestrado em Performance no Curso de Opera da Guildhall School of Music and Drama, na classe de canto de Laura Sarti.

Na sequência da sua participação na prestigiada Solti Te Kanawa Accademia di Bel Canto, gravou um CD de canção italiana produzido pelo maestro Richard Bonynge em comemoração do centenário do nascimento do maestro Georg Solti. Alberto ganhou o 2o lugar e Prémio do Público no Robert Presley Memorial Verdi Competition organizado pela Fulham Opera, uma companhia de ópera londrina que depois o convidou a cantar o papel de Gabriele numa nova produção de Simon Boccanegra (Verdi).

Os últimos anos têm-no levado a vários palcos internacionais e incluíram, entre outros projectos, uma tournée de concertos de repertório belcantístico no Japão, La Traviata (Verdi) no Barga Belcanto Festival (Itália), uma digressão europeia de Orlando Paladino (Haydnt) com a Purpur Opera e o seu debut no Gran Teatre del Liceu (Barcelona) com uma performance do Requiem de Mozart.

No Reino Unido, onde reside e trabalha, Alberto cantou recentemente La Bohème (Puccini) com o Clapham Opera Festival, Die Fledermaus (J. Strauss) com a Danube Opera em St. John’s Smith Square, Faust (Gounod) com a Swansea City Opera numa digressão pelo Reino Unido, Nick na Fanciulla del’ West (Puccini) com Grange Park Opera, Pinkerton (Madama Butterfly, Puccini) em concerto no Cadogan Hall, o papel titular em D. Carlo com a Fulham Opera e fez o cover do papel titular no Nariz (Schostakovich) para a Royal Opera House.

[ Bio facultada por Alberto Sousa e inserida a 28 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook