Contactos
Alberto Araújo
Direção Coral
Diretor de coros, Alberto Araújo nasceu em Guimarães, Portugal, em 1996. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Guimarães em Piano e Formação Musical.
Em 2016, licenciou-se se Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2015 estudou no Kodály Institute of the Liszt Academy of Music, em Kecskemét, Hungria, ao abrigo do programa Erasmus, regressando em 2017 para fazer o diploma em Advanced Choral Conducting com o professor Péter Erdei.
Em 2018, lecionou Coro, Formação Musical e Iniciação Musical na Academia Musical dos Amigos das Crianças. Durante o ano de 2019 assumiu o cargo de Music Assistant na St. Julian’s School. Como maestro, foi diretor de coro dos Pequenos Cantores de S. Tomás de Aquino no ano de 2018 e trabalha regularmente com o Eborae Música, Coro Regina Coeli e o Grupo Coral de Queluz. Dirigiu e esteve envolvido na fundação dos “Semínimos”, coro infantil sediado em Mafra Foi membro do World Youth Choir e do Tenso European Chamber Choir em 2017.
Cantou com o Coro Sacro de Lisboa, Coro Ricercare, Nova Era Vocal Ensemble, Jazz Cantat e o Új Liszt Ferenc Kamarakórus (Hungria), assim como variados ensembles em Guimarães, Braga, Lisboa e Kecskemét.
Teve a oportunidade de trabalhar com vários diretores corais (Paulo Lourenço, Vasco Azevedo, Pedro Teixeira, Zoltán Pad, László Norbert Nemes, Arpád Tóth, Ken Wakia, Simon Carrington, Elisenda Carrasco, João Barros, entre outros) com diferentes estilos e filosofias que o fez tão interessado em dinâmicas de ensaio e performativas no contexto coral.
Frequenta o Mestrado em Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa. Leciona Formação Musical e Iniciação Musical na Academia de Música do Colégio de S. Tomás e na Academia Vocal Lisboa Cantat.
É um dos formadores do projeto “Música nas Escolas” organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e é artista/animador do Programa Mus-e, orientado pela Associação Yehudi Menuhin Portugal.
É diretor do Lisbon Community Choir e do Coro do Hospital Fernando da Fonseca. É também maestro adjunto do Nova Era Vocal Ensemble e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat.
[ Músicos naturais de Guimarães ]
Sobre músicos de Guimarães, clique AQUI para saber mais.
Bio publicada na Meloteca a 12 de fevereiro de 2021