Afonso Pais

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Afonso Pais

Guitarra

Afonso Pais nasceu em Lisboa em 1979. Em 1984 começou os estudos de piano e de bateria. Em 1993 interessou-se pela guitarra e, em 1995, decidiu concentrar-se nesta como instrumento principal.

Em Setembro de 1995 ingressa na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, enveredando por esse caminho, como profissão. Teve por professores de guitarra Vasco Agostinho, António Pinto, Mário Delgado e Nuno Ferreira.

Em 1996 começou a tocar com a “Big Villas Band” /Big Band de alunos e de sócios do Hot Clube), na qual permaneceu durante dois anos, actuando um pouco por todo o país. Também nessa altura começou a fazer concertos, especialmente como ‘sideman’.

Foi premiado com a mais elevada bolsa de estudos atribuída no universo de cerca de 150 participantes pela Berklee College of Music. Ainda em Perugia fez dois concertos num clube de Jazz com músicos locais.

A partir de 1997 começou a fazer concertos regularmente, tanto como lider, como ‘sideman’, tendo a oportunidade de tocar com grandes figuras do jazz português como João Moreira, Bernardo Moreira, Aldo Caviglia, Nelson Cascais, Rodrigo Gonçalves, Pedro Gonçalves, Nuno Ferreira, Carlos Barretto, Carlo Morena, André Sousa Machado, Gualdino Barros, assim como músicos internacionais como Bart Deefort, Dave Burnette, Esteban Pi Alexis Cuadrado ou o pianista Albert Sanz.

No Outono de 1998 foi estudar na prestigiada New School for Social Research, em New York e ingressou no programa de Jazz and Contemporary Music, graduando-se no curso ‘Performance’, em Dezembro de 2000. Aí teve a oportunidade de estudar com figuras conceituadas do jazz, como Vic Juris e Peter Bernstein (professores regulares de guitarra), Kurt Rosenwinkel, Charles Tolliver, Buster Williams, Joe Chambers, Joanne Brackeen, Andrew Cyrille, entre outros. Paralelamente, tocou com Peter Bernstein, Peter Zak ou Ben Waltzer, em bares e clubes de New York.

Lecciona actualmente na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal e no Conservatório de Música da Madeira, mantendo a sua actividade de ‘freelancer’ no circuito profissional do jazz português.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook